Entenda sobre mobilidade urbana no Brasil e 5 dos seus desafios.
Entenda sobre mobilidade urbana no Brasil e 5 dos seus desafios, observando possíveis soluções eficazes para os mesmos.
As cidades brasileiras apresentam inúmeros desafios para o setor de mobilidade urbana e transportes. A urbanização tardia do país e questões políticas, como o investimento inadequado em transportes coletivos e infraestrutura do espaço urbano, dificultaram a organização territorial, interferindo negativamente nesse setor. Por isso, selecionamos 5 desafios enfrentados pelos brasileiros e possíveis soluções para eles.
O que é mobilidade Urbana?
Mobilidade urbana é como e por quais meios as pessoas se locomovem dentro do território urbano. Para falar sobre ela, é preciso entender que a mesma é constituída por diferentes fatores como meios de transporte, fluxo de pessoas e mercadorias pela malha urbana, e organização territorial.
No Brasil, os principais desafios enfrentados pelo setor de mobilidade urbana são o trânsito intenso, as questões ambientais, a precariedade do serviço, infraestrutura e acessibilidade. Para enfrentá-los, precisamos compreender um pouco mais sobre cada um deles. Concorda?
Trânsito intenso
O fluxo intenso de transportes é um dos grandes problemas das capitais brasileiras. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro precisam conviver todos os dias com congestionamentos e acidentes que denotam a sobrecarga do espaço urbano. Como tentativa de gerar soluções para esse problema, é indicada a utilização de meios de transporte coletivos e processos alternativos como o rodízio de carros e o incentivo ao uso de bicicletas, por exemplo.
Questões Ambientais
A emissão de gases como CO2 e a poluição sonora causada pelo barulho dos motores e buzinas de automóveis são parcialmente responsáveis por gerar doenças respiratórias e irritabilidade, respectivamente. Além disso, a quantidade de veículos e peças descartadas no meio ambiente é maior a cada dia, e a necessidade do desenvolvimento de uma mobilidade urbana sustentável é real.
Iniciativas como a criação de startups, que buscam empreender com mobilidade urbana sustentável através de ideias inovadoras, são bem vindas. Além disso, a utilização de transportes coletivos reduz a quantidade de automóveis pelas ruas e, consequentemente, a emissão de poluentes.
Precariedade do serviço
Uma grande barreira para as cidades de pequeno e médio porte é a precariedade do serviço. Enquanto as grandes cidades enfrentam congestionamentos enormes, cidades do interior do país sofrem com a ausência de transportes adequados, o que muitas vezes dificulta a vida de pessoas que dependem do serviço. Levar novas alternativas a essas cidades pode funcionar tanto como uma solução, quando como uma possibilidade de empreendimento.
Infraestrutura
No Brasil os transportes se locomovem prioritariamente por rodovias, entretanto, a malha rodoviária do país não tem a
estrutura necessária para atender a todos. As estradas do interior apresentam inúmeras precariedades, que dificultam o transporte de pessoas e cargas.
Além disso, cidades ribeirinhas muitas vezes sofrem com a ausência de estradas e são limitadas ao transporte hidroviário, geralmente inseguro. O investimento em estradas e transportes através de parcerias público-privadas pode ajudar a minimizar esse problema.
Acessibilidade
A falta de acessibilidade para pessoas com deficiências visuais, auditivas, físicas ou dificuldade de locomoção, é um dos fatores que dificulta o trajeto das mesmas pela cidade. Além disso, transportes coletivos que deveriam estar 100% preparados para atender essas pessoas, geralmente apresentam problemas estruturais, tecnológicos, ou profissionais despreparados para lidar com essas situações. Investir na capacitação profissional de funcionários do setor de transporte e na tecnologia oferecida pelos serviços é uma necessidade latente.
Qual o maior desafio de mobilidade na sua cidade? Conta para a gente!