Montar um negócio do zero e sozinho é uma tarefa hercúlea, sem dúvidas, você realmente vai ter mais que 12 trabalhos impossíveis para montar, gerenciar e desenvolver um bom empreendimento, o que fazer nessa situação? Simples, chame o sócio!
Um sócio é aquela pessoa em quem você vai depositar uma confiança independente do trabalho que ela exerça, que pode ser tanto a nível financeiro, como entrar apenas com o capital inicial e recuperar esse investimento ao longo do tempo, ou gerir a empresa em determinados aspectos, como fechamento de clientes, ou aquisição de materiais.
Claro que ter um sócio não é necessariamente uma obrigação, é apenas uma recomendação para quem não quer arcar com todas as despesas e responsabilidades sozinho. Então acaba sendo uma forma de dividir toda a carga financeira e administrativa.
Para o caso de quem queira seguir a linha societária, a recomendação está basicamente em fazer um contrato muito claro a respeito das funções de cada um, determinando o que cada um deve fazer, como e quando. O contrato deve conter as informações de cada um dos sócios e suas funções, isso servirá para o caso de haver uma briga entre sócios, isso não influencie diretamente no andamento da empresa.
A outra possibilidade está em criar contrato de parceria comercial, sem necessariamente esse parceiro ser o seu sócio, o vínculo está inteiramente ligado por um contrato e ambas as partes saem ganhando.
E você, já definiu como abrir ou formalizar o seu negócio? Ainda não? Vai no nosso Instagram e fala pra gente quais são suas dúvidas!