O que aprendemos com o Lego sobre marketing de conteúdo?
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O que aprendemos com o Lego sobre marketing de conteúdo?

Se você nasceu nos anos 80, com certeza vai lembrar de um brinquedo que virou febre mundial. O Lego, tido como um “simples” brinquedo de encaixar, teve um papel crucial na infância de muitas pessoas. Mas o que pouca gente conhece é a história e a estratégia de marketing que está por trás dele.

Criado em 1932 pelo carpinteiro Ole Kirk Christiansen, na Dinamarca, acabou ganhando o coração de pais e crianças, várias parcerias de sucesso e versões. Hoje, a linha conta com linhas licenciadas como: Star Wars (primeira linha licenciada, em 1999), Harry Potter, Tartarugas Ninja, Minecraft, Warner Bros, Speed Racer, DC Comics (Super-Homem, Batman), Disney e Pixar (Mickey Mouse, Ursinho Pooh, Toy Story, Carros), entre outros.

Mas afinal, como isso foi possível?

Muito desse sucesso se deu pelo lançamento do filme The LEGO Movie, que garantiu quase 500 milhões de dólares à empresa. Depois das crianças assistirem a saga, corriam às lojas em busca do tal brinquedo dos sonhos.

O objetivo do LEGO não foi somente vender “blocos de montar”, mas um conceito. Quem adquire seus produtos, compra pela história que a marca tem, pela qualidade de seus produtos, a jovialidade e a atemporalidade. Não importa a idade, se tem dez anos, por exemplo ou 50, a marca se reinventa com o passar dos anos.

Prova disso, é que durante os Jogos Olímpicos, que ocorreram no Rio de Janeiro, a empresa montou a Casa LEGO, para que os fãs pudessem brincar na maquete da cidade (feita com quase um milhão de peças) e atraiu cerca de 80 mil pessoas.

Não teve aquele ou aquela que depois de visitar a casa, não quisesse adquirir uma de suas linhas. E como isso foi possível com as crianças cada vez no “mundo digital?”

Simples! A marca uniu o útil ao agradável. Juntou o on (digital, redes sociais, campanhas, linhas de filmes e animações atuais) com o off (nostalgia de uma infância quase perfeita de quem já teve e quer que seus filhos, sobrinhos e filhos de amigos tenham).

E como trazer isso para o meu negócio?

É simples! Invista em um conteúdo atemporal, criativo e interessante, que não só venda a necessidade de ter”um  aplicativo de mobilidade urbana”,mas os seus diferenciais (segurança, conforto, credibilidade, excelente atendimento, história e custo-benefício). Também é importante estar atento ao que acontece “lá fora” das redes sociais e dentro. Trazer brincadeiras (como memes, humor), humanizar ainda mais a sua marca (motoristas que fizeram mais viagens, que têm melhor avaliação, bom atendimento).

Gostou do artigo? É só curtir, comentar e compartilhar. Boa viagem!

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