Motorista cinco estrelas: Como aumentar minha nota no ranking de motoristas.
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Motorista cinco estrelas: Como aumentar minha nota no ranking de motoristas.

Ser um motorista cinco estrelas pode não ser fácil, mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças. Tendo determinação e perseverança, pode apostar, fica muito mais simples.

Cenário atual dos motoristas de aplicativo no país.

Como fazer para ser um motorista cinco estrelas se os motoristas de aplicativo acabam desistindo do serviço?

Está sendo difícil achar motoristas com cinco estrelas. O serviço possui uma grande demanda, mas a satisfação do serviço prestado não anda tão bem.

Bem, estamos falando dos motoristas dos grandes aplicativos de mobilidade – Uber e 99 – porque os aplicativos regionais têm se mostrado muito mais eficientes ao se manter em funcionamento. 

A Amasp – Associação de Motoristas de São Paulo – afirmou que 25% da frota de motoristas de aplicativo desistiu de trabalhar com o serviço por conta dos aumentos sucessivos sobre o combustível, além da pandemia. 

No início da pandemia, quando a circulação de pessoas diminuiu, o país teve uma baixa no combustível, e nessa época, pessoas desempregadas de outras áreas migraram para essas plataformas bem conhecidas para garantir suas rendas.

Em quatro meses houve um aumento de 23,1% no valor médio nacional do etanol, segundo a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, passando de R$ 3,54 para R$ 4,36.

O gasto diário que um motorista tem é em torno de 40%, 50% de gasolina. A conta não bateu.

Como consequência, a oferta de motoristas de aplicativo diminuiu, a demanda dos passageiros aumentou, assim como o tempo de espera destes.

Dessa situação, aplicativos nacionais e regionais vem surgindo como alternativa para esses ex-motoristas, e o público tem voltado sua atenção para as possíveis alternativas.

 

 

Motoristas com ótimas avaliações são referência de qualidade e confiança.

O que os grandes e pequenos aplicativos regionais têm feito para lidar com esse cenário?

Dados da Statista, a Uber ocupa 71% do mercado de mobilidade por aplicativo no Brasil, em seguida está a 99 , que ocupa 21%. 

Dos 8% restantes, estão as mais diversas opções de aplicativos de mobilidade. 

O que distingue esses aplicativos dos outros é o que eles oferecem. São eles um nicho de público muito mais regional e consequentemente, mais específico. E o serviço, que é muito mais focado no usuário daquela região, com um tratamento diferenciado.

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A diferença que avaliações positivas trazem para o aplicativo 

As avaliações positivas em um app de mobilidade é o que mantém eles em circulação. Elas ajudam a evidenciar um bom serviço, são uma espécie de padrão de qualidade e também são um chamariz para novos clientes. 

Quanto mais motoristas com avaliações cinco estrelas – ou o mais próximo de cinco estrelas – que um aplicativo possui, mais alto o seu nível de reconhecimento e confiança. 

As avaliações são importantes porque elas também acabam determinando a qualidade dos motoristas dentro do app.

Como motorista, já pensou na possibilidade de não receber as chamadas para corridas por manter sua pontuação abaixo da média esperada?

Como motorista, estar atento à sua pontuação é importantíssimo, porque demonstra para a empresa, o seu empenho em estar acima da média, assim como demonstra aos seus passageiros o quanto você se empenha no seu serviço.

A avaliação também é uma forma para que a empresa se atente a comportamentos inaceitáveis por parte dos motoristas. Eles são a vitrine do seu negócio, devem carregar a missão da sua empresa e ser o melhor exemplo, já que interagem pessoalmente com seus clientes.

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Para o motorista

Quem pensa que para ser bem sucedido com o transporte de aplicativos basta levar o passageiro até o seu destino, se engana profundamente. Principalmente quando cada corrida impacta na sua nota, que é basicamente o seu selo pessoal de qualidade.

Com uma incrível nota de avaliação – 4,99 – no aplicativo Uber, o motorista Vishwas Aggrawal, de Toronto no Canadá,  nos dá uma grande lição de como conseguiu tal feito.

E não, ele não é um novato no aplicativo, como mostra suas – quase – cinco mil corridas. Então, se ele não é um novato, tem essa quantidade de corridas, como o seu serviço difere dos tantos outros motoristas?

Com um serviço de excelência, sendo solícito e extremamente profissional.

A partir das experiências de Vishwass e de mais alguns profissionais excelentes nas plataformas da MobApps, apresentamos algumas dicas e regras valiosas a seguir para aumentar sua avaliação positiva, além de gostar do que faz, é claro. 

 

Clientes satisfeitos com o serviço tendem a recomendar os aplicativos e se tornam usuários recorrentes.

  • A primeira impressão começa nos primeiros 10 segundos de viagem. 

Então assim que o passageiro embarcar, seja sempre bem educado e solícito. Se vestir adequadamente também é indicado.

  • Seu carro é o seu escritório. 

Imagine como seria horrível entrar num consultório médico ou um escritório de advocacia onde o lugar é mal higienizado e desorganizado? 

Ainda mais com todos os padrões de higiene necessários para trabalhar durante a pandemia. Evite cheiros desagradáveis; roupas, utensílios e embalagens jogadas nos cantos.

  • Esteja atento ao percurso

Obviamente estamos falando das regras de trânsito, da velocidade e da segurança durante o trajeto. Mas também saber se o passageiro tem pressa, talvez você conheça um outro trajeto. Ou o próprio passageira prefira fazer a viagem por outro trajeto. 

  • Estabeleça um padrão exemplar para seguir.

Ser motorista é um trabalho de prestação de serviço ao consumidor como outro qualquer. Ao ser bem atendido em um restaurante, ou em um banco, aquele cliente tende a voltar ao estabelecimento. 

Isso é muito importante para o serviço de mobilidade por aplicativo: fazer com que aquele usuário retorne à plataforma e até que ele comente sobre aquele atendimento 

  • Estabeleça uma conexão com o passageiro.

Mesmo que o passageiro seja aquele de poucas palavras e nada de conversas, essa é a forma que ele prefere ser atendido. Para estabelecer uma conexão, você pode perguntar as preferências do cliente. Logo de primeira, seu rádio está ligado? Em que estação?

Alguns passageiros se sentem inquietos e incomodados durante o percurso, então pergunte de início se ele tem alguma preferência de estação, música ou prefere o rádio desligado.

Talvez o passageiro prefira conversar durante o trajeto, e a música pode ser apenas um fundo. 

Ou talvez ele prefira cantarolar junto com a rádio, então dê opções.

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O que fazer para aumentar sua avaliação no aplicativo?

A frase “Gentileza gera gentileza” se aplica significativamente nessa questão. Com as dicas anteriores sendo aplicadas pelo motorista diariamente, fica muito mais fácil transformar essas simples ações em hábitos.

É importante criar precedentes de bom atendimento, comportamento e prestação de serviço.

Cada motorista do aplicativo – para além de ser apenas um motorista – também é um porta-voz, que espalha pela cidade, através de seu trabalho a importância de seu aplicativo para determinada região.

O retorno chega por seu reconhecimento. 

A MobApps é uma startup especializada em aplicativos customizados para transporte, ajudando a realizar os sonhos de mais de 100 parceiros empreendedores. 

Em cada cidade onde seus aplicativos operam, se tornam referências de serviço de mobilidade urbana.

Contando com um setor de Marketing especializado no suporte e desenvolvimento das estratégias de comunicação dos nossos clientes, do planejamento até à mensuração dos resultados, com o propósito de ajudar o seu crescimento.

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