Descubra como as datas comemorativas movimentam a economia e podem aumentar sua renda como empreendedor.
Para empreendedores de todos os segmentos, o uso das datas comemorativas é uma dica que nunca está ultrapassada. É importante ter em mente que mesmo em tempos de crise econômica, consumidores fazem planos para que, durante datas especiais, seja possível fazer compras, contanto que o custo esteja dentro de um orçamento razoável.
Calendário Sazonal
Datas comemorativas, são também conhecidas como fenômenos de sazonalidade, fazendo referência ao que é temporário.
Assim como durante a Páscoa, a procura por chocolate aumenta e alavanca as vendas no ramo alimentício, a sazonalidade pode ser exemplificada pelo que aconteceu durante a Copa do Mundo de 2018, onde durante os dois primeiros jogos do Brasil, houve uma queda no consumo dos brasileiros, como revela estudo da empresa de pagamentos Cielo.
O ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado – se propôs a analisar os impactos da Copa do Mundo no varejo brasileiro.
Mais especificamente, foram analisados o efeito da sazonalidade nas áreas de vestuário, móveis, saúde e na alimentação, que foram diretamente afetados pela mudança de comportamento dos brasileiros na época.
Consegue imaginar o por que disso acontecer?
Bem, durante os jogos, antes de começarem, houve um aumento no consumo nas padarias, quando os jogos começavam cedo. Como quando o Brasil enfrentou a Costa Rica, às 9h da manhã.
Mas no horário do jogo, mesmo na sexta-feira ou domingo, o brasileiro estava vidrado na TV, o que interrompeu o padrão de movimento esperado – pelos setores mencionados acima – para tais dias.
Mesmo quando assistiam aos jogos em bares, o consumo caía durante as partidas, para aumentarem durante os intervalos.
Observar os padrões de seus clientes é essencial, logo, estar atento às possíveis mudanças nesses padrões durante datas comemorativas, feriados – ou até mesmo aos influencers ou participantes populares em reality shows – pode ajudar o seu negócio.
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Alavancando o lucro
Independente do segmento ou porte, seu negócio pode alavancar os lucros com ações estratégicas quando o calendário oferece essas oportunidades.
De forma muito natural, o interesse em produtos e serviços especiais, exclusivos ou ambos, tende a aumentar, e acabar atraindo os consumidores.
Estimativa da FDCL/SC – a Federação das Câmaras dos Dirigentes de Santa Catarina – aponta para a retomada econômica do varejo, e propõe que empreendedores invistam em estratégias e promoções nas últimas oportunidades oferecidas neste segundo semestre de 2021.
É comprovado que o segundo semestre do ano é o mais movimentado, ou seja, onde as vendas estão mais aquecidas, devido também às diversas datas comemorativas que estimulam o consumo.
A estimativa do órgão surgiu de um levantamento sinalizando que no dia das crianças, as vendas foram 2,7% maiores, em comparação com 2020. Esses dados levantam o otimismo que a economia do país está precisando.
Ivan Roberto Tauffer, presidente do órgão, avalia que o crescimento do volume de serviços foi de 11,5%.
Com o Natal e a Black Friday se aproximando, é necessário que os empreendedores se planejem para atender às expectativas.
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Como o Marketing Digital pode te ajudar?
Durante a volta às aulas, papelarias em todo o país devem registrar um bom lucro, mas aquela que investe mais em marketing, sem dúvidas é a que terá o melhor aproveitamento.
Quanto aos aplicativos de mobilidade urbana, a volta às aulas também pode ser uma ação aproveitada e se tornar um verdadeiro case de sucesso. O ENEM também pode aquecer as corridas nos dois dias de realização das provas – 21 e 28 de Novembro.
Imagina a movimentação que uma campanha voltada para os estudantes e seus pais podem fazer. Promoções e cupons oferecidos especificamente para atraí-los e de forma simples – mas estratégica – novos clientes conhecem o seu negócio.
E durante o resto do ano, ou dos semestres – no caso de estudantes universitários -, seu negócio já tem um pé na porta para atraí-los de volta.
Sabe quem pode te orientar nesse processo? O marketing digital. Isso porque são aplicadas estratégias desde a pesquisa de mercado dos clientes, até convencê-los a usar um aplicativo.
O FoMO – Fear of Missing Out – é o famoso medo de ficar para trás e perder a chance de experimentar situações únicas.
Essa predisposição, é um dos aspectos da nossa sociedade, hiperconectada às redes sociais, que causa um enorme desconforto quando vemos uma ótima chance e por algum motivo não conseguimos aproveitar.
Um dos papéis do marketing digital é publicizar essas oportunidades, informar e evidenciar as diversas formas que o seu produto pode ser alcançado.
É o papel da sua empresa oferecer uma ótima experiência, que atenda às expectativas e que promova verdadeiro encantamento.
Clientes satisfeitos se tornam os melhores embaixadores da sua marca. Eles compartilham ou indicam o seu serviço. Fortalecendo, dessa forma, a sua marca e seu lugar de destaque entre os concorrentes.
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Dicas de estratégias para o empreendedor
- Faça um bom planejamento;
- Esteja atento aos calendários;
- Fique atento às datas nacionais, mas não ignore as datas municipais;
- As datas escolhidas precisam estar alinhadas com o seu negócio. Se for agregar valor ao seu serviço, vá em frente. Mas se a ligação for muito distante, não force a barra;
- Pense em parcerias com outros estabelecimentos na sua cidade. Floriculturas durante dia dos namorados, lojas de brinquedo no dia das crianças…
- Além das estratégias tradicionais – rádios, cartazes, boca a boca – nunca esqueça do marketing digital! As pessoas estão sempre conectadas.
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Ter auxílio profissional para te ajudar na elaboração de tudo o que você precisa, quando essas oportunidades surgem, é de extrema importância.
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