Uber Eats: o aplicativo sucesso de entregas.
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Uber Eats: o aplicativo sucesso de entregas.

Saiba como funciona o aplicativo de entregas da Uber.

O delivery mudou a forma de realizar pedidos/entregas.

Atualmente o Uber é o maior aplicativo de mobilidade do mundo, presente em mais de 10 mil cidades e cerca de 101 milhões de usuários espalhados em todo o mundo. Dados disponibilizados pela empresa afirmam que só no Brasil já contabiliza mais de 22 milhões de usuários, demonstrando o sucesso estrondoso do app.

Para ir mais além de um serviço de transporte de passageiros, a Uber resolveu ousar e criar o seu próprio aplicativo de delivery/entregas.

Visando aplicar seus negócios, em 2014, a Uber lançou seu mais novo empreendimento, a ubereats: um novo modelo de pedidos e entregas, e em menos de 10 anos desde o seu lançamento, se consolidou como uma das maiores plataforma de delivery já existente.

Segundo a revista Forbes, o Uber Eats já está entre os maiores serviços de entrega de comida do planeta e o segundo aplicativo de delivery favorito dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do Grubhub (aplicativo de pedidos e entregas). 

Porém, com o ritmo de crescimento e popularidade da Uber Eats é super possível que ultrapasse o seu principal concorrente nos próximos anos.

O BOOM dos aplicativos de delivery

No ano de 2020, os aplicativos de delivery como: Uber Eats, iFood e Rappi, foram uma ótima solução para que os restaurantes conseguissem superar a crise causada pela pandemia, e através desse novo serviço transformou o modo de consumir os produtos, sem ao menos sair de casa. 

De acordo com o site da Exame, antes da pandemia, apenas 49% dos restaurantes ofereciam o serviço de delivery, e só em 2020, cerca de 81% dos estabelecimentos começaram a oferecer essa modalidade de entrega e afirmam que desejam continuar mesmo com o fim da pandemia.

Diante do agravamento do período pandêmico no ano passado (2020), a Uber Eats obteve um crescimento de mais de 80% em relação ao número de restaurantes cadastrados. 

Haja vista uma necessidade de adaptação do comércio local com as medidas de restrições de fechamento de bares e restaurantes, o aplicativo da Uber Eats tornou-se o queridinho do ramo de delivery.

Mas você sabe o por que o Uber Eats é um sucesso? Leia o texto a seguir e descubra como funciona e como montar o seu próprio aplicativo de entregas.

Leia mais: 3 métricas importantes para medir o sucesso do seu negócio.

 

Como funciona o app ?

O aplicativo funciona de formas diferentes de acordo com seu objetivo, ou seja, o aplicativo é separado em três vertentes: para restaurantes, para entregadores e para o consumidor. A depender do seu objetivo ao utilizar o aplicativo, deve-se atentar às regras e taxas estabelecidas para cada um dos segmentos. Vamos ver como funciona? 

  • Para restaurantes: Os restaurantes interessados devem se cadastrar na plataforma, informar seus dados e aguardar a aprovação para começar a vender pelo Uber Eats. 

Os consultores analisam alguns critérios para que o aplicativo feche parcerias apenas com restaurantes que entregam um bom serviço, isso porque afeta diretamente na popularidade do aplicativo. 

Os critérios a serem avaliados são: redes sociais da empresa, fachada e o estabelecimento. 

  • Taxa para restaurantes: 

 Apesar da Uber Eats não cobrar uma taxa de adesão, é cobrada uma taxa de serviço por venda. Dessa forma, para cada pedido finalizado e entregue, a Uber Eats pode cobrar até 30% do restaurante cadastrado. 

Pode parecer uma taxa alta, mas a própria empresa se responsabiliza por: realização de pedidos e toda a logística da entrega, além da manutenção do aplicativo.                                                            

  • Para entregadores: O funcionamento da uber eats não é muito diferente do da uber. Nele você consegue realizar as entregas escolhendo entre três categorias disponíveis no app: 
  1. Carros
  2. Motos 
  3. Bicicletas
  • Para os Clientes: O aplicativo funciona de forma bem simples para os clientes, porém, deve-se atentar às taxas cobradas. Elas podem variar de acordo com a distância e o horário, por exemplo.  

 

Por que é importante saber como funciona?

Se você planeja montar um aplicativo de entregas/delivery, é importante estar por dentro de como esse serviço é oferecido e nada melhor do que utilizar cases de sucesso para servir de exemplo. 

Estudar um case de sucesso e saber como ele funciona é importante pois é possível identificar no seu produto os principais diferenciais, além de saber se está atualizado frente aos concorrentes.

Se você ficou interessado sobre o funcionamento, em outros artigos disponíveis aqui, é possível se aprofundar mais sobre como é o lucro da uber e ifood, leia mais sobre o assunto aqui. 

Muito além de entender como a plataforma funciona, é importante saber como ela se tornou tão popular frente à concorrência. Aqui te contamos tudo sobre as estratégias de marketing que tornaram esse aplicativo tão famoso.   

Segredo revelado: estratégias de marketing. 
As estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso do aplicativo

Não é de hoje que falamos sobre a importância do marketing para um negócio, e já disponibilizamos diversos artigos de como utilizar as estratégias de marketing para alavancar a sua empresa. 

Leia mais em: Rayssa Leal e as lições de marketing

Por isso, para que um aplicativo seja um sucesso, é preciso usufruir de algumas táticas do marketing para causar competição frente ao mercado, com a Uber Eats não foi diferente. Para que ele seja destaque no ramo, o app deve ser usado por muitas pessoas, e as estratégias de marketing podem te ajudar! 

Estude o mercado e faça um planejamento: 

Certamente, antes de lançar um aplicativo é preciso estudar o mercado e fazer um planejamento em cima disso. Elaborar um planejamento não vai garantir sucesso no seu negócio, mas vai te ajudar a enxergar possíveis problemas antes mesmo deles acontecerem. Além do mais é no planejamento que são definidos pontos importantes como: 

  • Público-alvo
  • Desenvolvimento com UX/UI
  • Toda jornada do cliente

Parceiros estratégicos: 

Como já abordamos no texto acima, antes de um restaurante ser parceiro da Uber Eats, há uma avaliação. Esse método adotado pela plataforma, serve para que a maioria dos restaurantes cadastrados ofereçam uma boa experiência para os usuários e consequentemente uma boa reputação para o aplicativo.

Trazer bons restaurantes para sua plataforma fortalece a confiabilidade dos clientes, além de causar uma boa experiência com a utilização da plataforma, indo até o momento do consumo do produto.

Lembre-se: A primeira experiência é a que fica. 

Sendo assim, ofereça um bom serviço para todos os usuários da plataforma de delivery.

Aumente seu engajamento:

Para quem está começando, pode parecer muito difícil ter um grande tráfego orgânico. Mas se você proporcionar aos usuários uma boa plataforma e uma garantia de segurança, já será um grande passo. 

A Uber entende muito bem como fidelizar seus clientes e mantê-los engajados com a sua plataforma, desde o seu posicionamento nas redes sociais, até um cupom de desconto para o primeiro pedido, são exemplos de estratégias utilizadas para aumentar o número de novos usuários. 

Aqui no blog já falamos algumas vezes de como aumentar o seu engajamento, leia em: Como a Black Friday pode engajar seu app

Agora que você já entendeu o que é necessário para ter um aplicativo de entregas, que tal pensar nisso como uma oportunidade de negócio para a sua cidade?

Você pode até pensar que já existem muitos serviços de delivery por aí, como: ifood, 99food, ubereats, aiqfome entre outros. Mas a concorrência sempre vai existir e é saudável para todas as empresas, então é preciso pensar fora da caixa e arriscar. 

Recentemente (2021), aqui na Mob Apps, oferecemos um novo serviço dentro da nossa plataforma, que funciona como automatização de entregas. Sendo assim, você pode criar uma frota de mototáxi ou carro para automatizar as entregas dos restaurantes da sua cidade.

Esse novo serviço, além de fomentar a economia local, serve como uma oportunidade de alcançar locais que não possuem esses serviços.

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