Como elaborar uma Cartilha de Conduta. As melhores práticas para motoristas de aplicativo
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Como elaborar uma Cartilha de Conduta. As melhores práticas para motoristas de aplicativo

Segundo o IBGE, com o aumento constante do desemprego, desde 2019, o número de motoristas de aplicativos subiu 137%.

 

Quantas vezes você desejou a existência de um manual, ou uma cartilha de conduta quando começou a trabalhar nesse segmento? Também desejou encontrar a definição das melhores práticas para motoristas de aplicativo que te oferecesse um direcionamento, não é mesmo?

Muitas vezes, quando iniciamos uma profissão, sentimos um pouco de nervoso ou ansiedade. Ou até mesmo quando mudamos de uma área para outra, como os inúmeros casos de novos motoristas de aplicativo que vieram de outros segmentos e encontraram nos apps de mobilidade uma oportunidade de completar sua renda, ou até mesmo de ter uma renda.

É necessário ter um tempo inicial de adaptação e como empregador e dono de um aplicativo de mobilidade, é possível ajudar durante esse tempo de aprendizado.

Entenda a razão pela qual um alinhamento entre motorista e aplicativo é necessário.

Os motoristas são a vitrine que mostra aos clientes o que o aplicativo tem à oferecer

Todo e qualquer motorista que trabalhe para um aplicativo específico, se torna muitas vezes, um promotor da marca deste aplicativo. Em nosso blog já abordamos a  importância de ter uma marca bem definida e de como isso impacta nos negócios e em seus resultados.

Leia mais: A importância de uma marca

Agora, imagine que depois de todo esforço e investimento de tempo e dinheiro, seus resultados continuam ruins, ou o tempo de adaptação de seus motoristas seja mais longo que o esperado. Esse período pode sim trazer prejuízos.

A cada passageiro que entra num veículo de transporte individual, é uma nova chance de encantamento ou de uma experiência ruim e má impressão.

O alinhamento entre motorista e aplicativo, contribui para que a experiência do passageiro seja a melhor possível.  Ter noção das diretrizes de conduta que são esperadas pelo aplicativo também serve para que o motorista possa ajustar seu comportamento ao nível que o aplicativo deseja.

Pensado na sua marca, da que forma gostaria que seu aplicativo seja reconhecido, levando em consideração o básico de bom atendimento que qualquer passageiro espera do motorista – inclusive algumas práticas defensivas no trânsito – comece a refletir.

Assim como traçar metas, criar essa cartilha de conduta ajuda a estender sua visão do panorama que seu negócio está inserido. Além disso, deixar claro, preciso e explícito o que é ou não é permitido ou aceitável e torna mais fácil decidir punições quando um motorista foge do padrão estabelecido. 

Como definir diretrizes para um aplicativo de mobilidade?

Com um padrão de conduta estabelecido, torna-se mais fácil punir qualquer desvio deste.

 

Ao criar sua cartilha de conduta e definir quais são as melhores práticas que seus motoristas devem seguir, se atenha ao bom senso e em o que é possível para que uma empresa espera de seus funcionários. 

Definir metas inalcançáveis tem o efeito contrário do esperado, e pode causar desânimo. Já objetivos simples e práticas fáceis de reproduzir tem o efeito de incentivar, pois dessa forma, ao perceber que são alcançadas, o motorista entra em um ritmo e o comportamento se torna rotineiro.

Desenvolver ações de motivação para que seus motoristas realmente adotem essas boas práticas, dão à sua empresa duas oportunidades: a de fortalecer seus laços com os motoristas, mas também com os clientes.

Segundo dados de pesquisa levantados pelo Center for Positive Organizational Scholarship, Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais feliz. Esse bem estar que a motivação positiva traz, tem o efeito de aumentar a produtividade e altas chances de que esse bem estar seja externado para cliente e usuários de qualquer serviço.

Especificamente falando de mobilidade, um motorista bem motivado cria um ambiente confortável para seus passageiros, transformando a corrida em uma experiência mais prazerosa. 

Para o cliente, ser atendido de forma atenciosa, em um ambiente agradável gera uma surpresa e cria uma experiência que vale a pena ser compartilhada com outras pessoas, como familiares e amigos. Esses depoimentos fazem o famoso marketing boca a boca, que não gera custo para o empreendedor e traz lucro. Mas em contrapartida, é difícil de alcançar quando as melhores práticas não são seguidas.

Assim como uma experiência agradável para o cliente influencia na percepção sobre sua empresa, o reconhecimento pela conduta exemplar de um motorista também possui grandes pontos positivos para seu empreendimento. 

Também com o marketing boca a boca, mas agora para funcionários da empresa. Isso ocorre quando o reconhecimento do esforço e excelência do serviço prestado se transforma em uma grande vitrine para outras pessoas interessadas em se tornarem motoristas de algum aplicativo, ou que estejam insatisfeitas com a plataforma em que trabalham atualmente. 

É preciso ter atenção, pois se o seu aplicativo atualmente não atender a essas questões, ele pode ser o motivo da insatisfação dos motoristas.

Recapitulando. Essa ordem indicada abaixo serve como um bom começo para a definição das melhores práticas que os empreendedores precisam desenvolver:

  • Práticas simples
  • Objetivos alcançáveis
  • Ações de motivação
  • Reconhecimento

Leia mais: Estruture metas para o seu negócio

A Mob te ajuda

Com as dicas anteriores sendo aplicadas pelo motorista diariamente, fica muito mais fácil transformar essas ações em hábitos. É importante criar precedentes de bom atendimento, comportamento e prestação de serviço.

Ter auxílio profissional para te ajudar na elaboração de tudo o que você precisa, quando essas oportunidades surgem, é de extrema importância.

A MobApps é uma startup especializada em aplicativos customizados para transporte, ajudando a realizar os sonhos de mais de 100 parceiros empreendedores. 

Contando com um setor de Marketing especializado no suporte e desenvolvimento das estratégias de comunicação dos nossos clientes, do planejamento até à mensuração dos resultados, com o propósito de ajudar o seu crescimento.

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