É importante que o empreendedor entenda o seu negócio e tenha uma estratégia definida para calcular a precificação.
A precificação de qualquer serviço é um processo cuidadoso, e que deve ser pensado e posto na ponta do lápis de forma organizada para que os negócios sejam bem sucedidos, e atrair os clientes para a empresa. Pensando em como calcular e definir a taxa de entrega para delivery, chama a atenção os vários aspectos que são importantes para manter o capital de giro no positivo
O cliente é suscetível às mudanças no mercado, e para garantir que no fim do dia este continue a ter o seu serviço como um ideal de qualidade e bom preço, é preciso que o empreendedor conheça muito bem seu produto/serviço que oferece aos compradores.
A precificação
A precificação de um produto é importante porque agora é muito mais fácil para o cliente encontrar o mesmo serviço que sua empresa oferece – dentro ou fora da internet – com um preço muito menor.
O que uma empresa pode assegurar, acima do mesmo produto que um concorrente oferece é qualidade e experiência. Mas um preço acessível se torna um chamariz e porta de entrada que convida novos clientes.
A precificação de um serviço, como o delivery, é diferente da que se emprega para um produto – o prato de comida ou um móvel comprado pela internet. O produto é algo muito mais tangível que o serviço. É possível que o cliente veja, toque, sinta o cheiro ou até coma. E destes sentidos, faça um juízo de valor.
Já com o serviço, ainda no caso de delivery, além da quilometragem rodada pelo entregador, o cliente não pode realizar este mesmo juízo, pois ele não tem acesso ao trânsito, clima – uma chuva ou muita ventania – que este entregador enfrenta até chegar ao destino final do pedido.
Leia mais: 3 métricas importantes para medir o sucesso do seu negócio
Como então podemos calcular e pré definir de quanto será a taxa de um serviço de delivery?
Levando em consideração os diferentes tipos de entrega:
- Carro (próprio ou alugado)
- Moto
- Bicicleta
Os diferentes tipos de pedidos entregues:
- Comida e bebida
- Produtos eletrodomésticos
- Móveis
Distância percorrida:
- Com o auxílio do Google Maps, é possível criar uma rota de entrega, da localização do restaurante até o destino final do pedido. É um ótimo recurso, pois também mostra uma estimativa de tempo que leva para fazer o percurso.
Exemplo:
De 1 a 2 quilômetros = R$ 5,00
De 3 a 5 quilômetros = R$ 8,00
De 6 a 7 quilômetros = R$ 10,00
Gastos com combustível (carro e moto):
- De entrega a entrega, calcular quanto de combustível foi gasto por pedido.
Gastos com contratação do entregador:
- Quanto é pago para o entregador. Se é por dia ou por mês, estando de acordo com o modelo de contratação.
Leia mais: Entenda o processo de contratação de entregados
Como a Mob te ajuda:
Algumas empresas trabalham com um valor mínimo – com todos os custos envolvidos na operação do serviço-, que aumenta com a quilometragem rodada pelo entregador.
Todo esse trabalho ajuda para que o sucesso do empreendimento que o delivery é, seja realizado da melhor maneira, não visando apenas o lucro, mas gerando e aumentando o valor da marca.
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