Saber como cobrar motoristas interessados em trabalhar com aplicativos de mobilidade é um dos passos mais importantes do planejamento prévio – etapa muito necessária para que seu aplicativo seja bem sucedido.
Hoje em dia o mercado de mobilidade oferece diversas opções de serviço por meio de aplicativos, cada um com o seus fatores especiais, que os separam dos grandes aplicativos que dominavam o esse mercado anos atrás.
Em sua grande maioria, esses aplicativos são iniciativas de ex-motoristas que se encontravam insatisfeitos com o modelo de trabalho oferecido. Diversos grupos de condutores buscaram ou ainda buscam se organizar para desenvolver plataformas próprias e personalizadas para suas necessidades.
Os aplicativos regionais buscam adequar suas funcionalidade e serviços à realidade local, oferecendo um serviço muito mais pessoal aos seus usuários, motoristas e passageiros.
Cobrar uma taxa adequada à realidade dos motoristas de seu aplicativo, tem o benefício de fazê-los sentir satisfação com o seu trabalho, que por sua vez, tem o benefício de refletir em um bom atendimento oferecido aos seus passageiros.
Existem diversas formas de cobrar os futuros motoristas de seu aplicativo, e neste artigo discutiremos essas opções, além de propor as melhores formas de cobrança que os empreendedores podem usar.
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Como era o método de cobrança?
O formato de cobrança, oferecido por aplicativos como o Uber e 99, era o de percentual por corrida. Esse modelo cobrava uma taxa de 20% a 25%, fixa em todas as corridas. Este formato era mais benéfico para o aplicativo, que para o motorista.
Em 2020, a CCI – Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa – analisou um projeto de lei – PL 327/2019 do estado de São Paulo, que fixaria a taxa paga por motoristas às empresas e/ou aplicativos de transporte privado e individual de passageiros, em 10%.
O projeto entendia que o antigo formato – da Uber e 99 – de cobrança, com taxa de até 25%, colocava sobre o trabalhador um encargo de preços abusivos e exploratórios, além do razoável.
Durante as audiências que discutiam o projeto, motoristas presentes apontaram insatisfação com este modelo de cobrança abusivo, motivo? Pagar para trabalhar. Desde estas discussões, apps repensaram seus métodos, a fim de buscar um equilíbrio entre o app e seus motoristas.
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Cinco dicas sobre como cobrar motoristas
Cinco dicas úteis e importantes relacionadas à cobrança para o bom funcionamento dos apps, é considerar a discussão causada pelas altas taxas cobradas no passado.
- É importante calcular de uma forma realista o que, de fato, um motorista pode pagar, para que no final do mês, este tenha uma margem de ganho.
- Considerar a ampla concorrência no segmento de transporte privado. Com tantas opções disponíveis, motoristas podem não pensar duas vezes em abandonar um aplicativo que não lhe ofereça um acordo favorável.
- Defina sua forma de cobrança de acordo com sua estratégia e seu objetivo de negócio.
- Defina seus métodos de pagamento de acordo com sua estratégia e seu objetivo de negócio.
- Constantemente reavalie sua estratégia e seu objetivo de negócio, para que assim você possa saber se algum ponto específico precisa ser modificado, de acordo com dados concretos.
Métodos de cobrança oferecidos pela MobApps
Os aplicativos parceiros da MobApps, geralmente aderem a uma de nossas três formas de cobrança aos motoristas.
São elas:
- Créditos:
O sistema de cobrança de créditos é o mais usado por nossos apps parceiros. Com ele, a MobApps cuida da parte do débito, da venda e controle dos créditos que são pré-pagos pelo motorista e debitados a cada corrida realizada.
- Mensalidade:
Neste modelo de cobrança, é cobrado um valor fixo mensal aos motoristas, independente da quantidade de corridas feitas.
- Percentual:
Um valor cobrado por cada corrida. Atualmente, este é o modelo com o qual a Uber e 99 trabalham. Dependendo da porcentagem cobrada, pode ser atingido um equilíbrio benéfico para o app e motorista.
A MobApps tem automações que facilitam a vida do dono do aplicativo, de forma que quem optar por trabalhar cobrando um valor fixo por corrida, existe o sistema de créditos, onde o dono do aplicativo pode vender um valor x para o motorista para que ele realize corridas.
Como a Mob te ajuda:
A MobApps é uma empresa especializada em mobilidade que fornece uma plataforma e aplicativos customizáveis, e enxerga o serviço de delivery como um empreendimento promissor, que possibilita além de lucro, o impulsionamento econômico.
Contando com um setor de Marketing especializado no suporte e desenvolvimento das estratégias de comunicação dos nossos clientes, do planejamento até à mensuração dos resultados, com o propósito de ajudar o seu crescimento.
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