Motorista de aplicativo pode vender produtos?
Início » Motorista de aplicativo pode vender produtos?

Motorista de aplicativo pode vender produtos?

Venda de produtos durante o percurso das corridas pode ajudar motoristas a completar a renda.

Você se lembra da chegada da Uber no país? Era a oferta do serviço oferecido em um formato nunca visto antes, que gerou muita curiosidade e burburinho. 

Uma das técnicas usadas naquele começo da existência do aplicativo, era oferecer alguns mimos que deixassem a viagem do passageiro o mais confortável e encantado possível. Uma garrafa ou um copo de água, várias balinhas com sabores diferentes e por aí vai.

Com o tempo esse comportamento foi sumindo, os passageiros já estavam encantados e acostumados com o serviço e as preocupações com essa prática foram surgindo.

Porque motoristas pararam de vender produtos durante as corridas?

Depois que o serviço se tornou mais comum, as pessoas começaram a encontrar alguns motivos para preocupação. E com razão.

É impossível negar a possibilidade de que pessoas possam ser drogadas sem consentimento, por meio de um Boa noite Cinderela em um doce, por exemplo. Pessoas mal intencionadas que poderiam se aproveitar da vulnerabilidade para obter algum lucro com a situação.

A questão se tornou polêmica, os passageiros se tornaram mais cautelosos e motoristas já não pensavam nessa prática como algo necessário para atrair clientes.

Além desses riscos, também foi levantada a questão da experiência do passageiro durante o trajeto. O quão desconfortável este se encontraria ao ser questionado diversas vezes sobre comprar ou não comprar o produto vendido pelo motorista.

Algo que ajudou nessa época, foi a prática de deixar elogios, reclamações e indicações para os motoristas, que apesar de não oferecerem mimos, ainda tinham um ótimo jogo de cintura além da competência por trás do volante.

Ter senso de empreendedorismo e conhecimento do público auxilia nas vendas.

Esse assunto se torna relevante nos dias de hoje pela necessidade de alguns motoristas de faturarem um pouco mais, para além do trabalho no transporte de passageiros. Enquanto alguns motoristas dirigiam para completar sua renda familiar, agora a renda familiar muitas vezes depende totalmente desse trabalho.

Se em algumas horas era possível ter uma boa margem de lucro mesmo sem ter como foco principal o serviço de motorista de aplicativo, depois da pandemia, é preciso mais habilidades sociais.

Esses motoristas encontraram na venda de produtos durante suas corridas uma forma de obter sua renda familiar. 

Leia mais: Como elaborar uma Cartilha de Conduta: As melhores práticas para motoristas.

E agora, motoristas podem vender produtos durante corridas?

É importante ser solícito, mas nunca ser agressivo e desagradável.

A Uber, pioneira no setor, retirou a restrição dos motoristas da venda de produtos durante viagens há algum tempo, e desde então, a gama de ofertas de produtos vem aumentando cada vez mais.

Como uma empresa estrangeira – mesmo estando inserida no Brasil – a Uber continua bem separada da realidade do Brasil. 

Nosso país enfrenta alta inflação, alto valor de combustível e custo de vida, e o repasse oferecido aos motoristas de aplicativos maiores – como Uber e 99 – muitas vezes não cobrem os custos dos gastos com combustível e manutenção do carro, por exemplo.

Agora que ser motorista de aplicativo é regulamentada como uma profissão, estes motoristas – que correm mais de seis horas por dia – têm mais opções de plataformas para trabalhar, e os aplicativos regionais se tornam mais atrativos pela familiaridade entre as pessoas e estabelecimentos ao redor de suas cidades, incluindo os próprios donos desses apps.

Cada proprietário estabelece suas próprias diretrizes e regras de conduta de acordo com seu plano de negócio, levando em conta a realidade da cidade onde se está inserido e propondo um equilíbrio entre seu lucro e os lucros de seus motoristas.

Por estas questões, alguns flexibilizam a questão da venda de produtos para passageiros. Alguns com a ajuda de seus familiares oferecem doces caseiros e artesanais, e até artesanatos como bijuterias, crochê e etc.

Leia mais: Motorista Cinco Estrelas: Como aumentar minha nota no ranking de motoristas.

Motoristas e empreendedores

Empreendedores são aqueles que enxergam oportunidades, e não apenas empecilhos ou dificuldades. 

Os proprietários dos apps parceiros da MobApps são um dos tipos, mas os motoristas, com a realidade do Brasil durante e pós pandemia, também são. Alguns transformam seus carros em vitrines onde oferecem produtos de conveniência aos seus passageiros. 

Desde comercializar doces e artesanato até protetor solar. 

É importante que motoristas que tenham interesse em vender produtos durante suas corridas estejam atentos ao regulamento do aplicativo que representa, pois é possível que algum deles tenha regras mais rígidas para a iniciativa ou até que terminantemente a proíba.

Empreendedores precisam conhecer seu público e se adaptar para oferecer aquilo que verdadeiramente precisam, no momento mais oportuno para efetuar a venda. E isso é válido tanto para os proprietários, quanto para os motoristas. 

  • Proprietários:

Conheça seu público para saber se é interessante para seu negócio permitir a venda de produtos durante viagens.

  • Motoristas

Conheça seu público para que (se permitido) ofereça o produto que gere mais interesse em seus passageiros.

Pense no tempo médio dos seus percursos mais comuns, e o que seria interessante de vender durante o trajeto. Alguns exemplos de itens práticos para venda são:

  • Balas de hortelã ou café – clássicos durante a manhã.
  • Lápis e canetas – para motoristas que costumam rodar perto de colégios ou universidades.
  • Máscaras faciais descartáveis – Ainda estamos em pandemia e algumas pessoas se sentem desconfortáveis com máscaras de pano. Ou preferem ter máscaras extras.
  • Pequenos potes de álcool em gel.
  • Chuchas de cabelo – Muito importante para pessoas com cabelos longos – Alguns penteados não aguentam frizz.

Não insistir quando encarando o desinteresse do passageiro, os motoristas podem evitar viagens desconfortáveis e desagradáveis para os passageiros, e até conquistá-los por se mostrarem solícitos. 

Cada contato e cada corrida é uma oportunidade de encantar o passageiro e fidelizá-lo para o aplicativo, o que é bom para todas as partes. 

Como a Mob te ajuda:

Com as dicas anteriores sendo aplicadas pelo motorista diariamente, fica muito mais fácil transformar essas ações em hábitos. É importante criar precedentes de bom atendimento, comportamento e prestação de serviço.

Ter auxílio profissional para te ajudar na elaboração de tudo o que você precisa, quando essas oportunidades surgem, é de extrema importância.

A MobApps é uma startup especializada em aplicativos customizados para transporte, ajudando a realizar os sonhos de mais de 100 parceiros empreendedores. 

Contando com um setor de Marketing especializado no suporte e desenvolvimento das estratégias de comunicação dos nossos clientes, do planejamento até à mensuração dos resultados, com o propósito de ajudar o seu crescimento.

Acesse as nossas redes sociais:

Instagram

LinkedIn

Facebook

Deixe seu comentário

Siga-nos @mobappsbrasil

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Instagram

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Please note

This is a widgetized sidebar area and you can place any widget here, as you would with the classic WordPress sidebar.