O que preciso saber antes de criar meu próprio aplicativo de mobilidade urbana?
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O que preciso saber antes de criar meu próprio aplicativo de mobilidade urbana?

Chegou naquele ponto onde você tem certeza que quer criar seu negócio – um aplicativo de mobilidade urbana ou de delivery, por exemplo – mas ainda tem incertezas sobre por onde começar, é importante que realize uma pesquisa, para que as suas chances de sucesso sejam as maiores possíveis.

Nesse artigo, trazemos as respostas que você precisa para criar seu app, mesmo que você não tenha muito conhecimento ou mesmo que esteja no estágio de apenas sonhar com essa possibilidade.

O setor de mobilidade urbana conta com diversos entusiastas desde a implantação dos aplicativos Uber e 99, mas nem todos estes entusiastas possuem o conhecimento necessário para desenvolver um plano de negócio sustentável e que gere retorno financeiro.

O papel do blog da MobApps é proporcionar esse conhecimento, e aumentar as chances de sucesso destes clientes, além de trazer dicas de negócios que são pertinentes e que otimizem o bom funcionamento dos aplicativos que já estão bem estabelecidos, sejam estas dicas de Marketing ou de Gestão.

Nem sempre o plano de negócios inicial sobrevive o primeiro feedback

O que preciso buscar antes de tomar qualquer decisão?

  • Qual o segmento?

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar qual o segmento do seu negócio. A MobApps oferece uma variedade de opções para a realização do seu sonho de ter seu próprio app. 

São elas: Mobilidade – Carros particulares, táxis; Mobilidade – Moto; Delivery

  • Plano de negócios:

É importante desenvolver um plano de negócios, e validar esse plano antes de qualquer tomada de decisão. 

OBSERVAÇÃO: Ter experiência como motorista de aplicativo, mesmo que te proporcione um ótimo ponto de partida para saber o que de diferencial seu aplicativo pode oferecer, quando comparado aos grandes apps, ainda não é o suficiente para validar seu plano de negócio ou ideia.

DICAS

  • Para validar seu plano de negócios, faça uma avaliação bem objetiva da sua ideia principal. 
  • Depois, faça uma pesquisa de mercado – leve em consideração que aplicativos semelhantes já existem – e busque lacunas nos serviços já existentes para saber se é possível que seu app as preencha.
  • Busque ajuda profissional. Converse com pessoas que possuem experiência real na implantação e desenvolvimento de novos aplicativos.
  • Não desista. Mesmo que perceba que algumas ideias parecem ser “mirabolantes” demais para serem aplicadas, isso não significa que não terá nenhum aproveitamento. A conversa com profissionais vai te nortear e eles irão te mostrar que é possível adaptá-las para o mundo real. 
  • Algumas ideias realmente não sobrevivem no primeiro feedback, mas esse momento de ideação traz muitos insights. Então esteja pronto para testar e corrigir as falhas que possam aparecer.

Em grande parte, nossos aplicativos são voltados para pequenas e médias cidades, oferecendo uma alternativa confortável e segura para as opções de mobilidade pública. 

Considerando isso, é necessário pensar no modelo que mais se adequa a cidade – ou cidades – em que você planeja implantar seu aplicativo. Aqui vai algumas perguntas que você precisa fazer quando for realizar sua pesquisa de mercado:

Quais são as necessidades desse lugar (cidades) ? O que seu aplicativo precisa oferecer?

Que tipo de plano que oferecemos se enquadra nas suas necessidades?

Leia mais: Três métricas para medir o sucesso do seu negócio

Nunca esqueça da importância do Marketing

O marketing apresenta o seu negócio aos possíveis clientes, e uma marca bem definida destaca o seu app dos concorrentes.

O marketing é uma ferramenta essencial para qualquer negócio, não seria diferente para o desenvolvimento e sucesso do seu aplicativo de mobilidade urbana.

Depois de validar a sua ideia, de ter definido qual é o seu fator diferencial – que irá possibilitar que seu app concorra com os outros grandes apps de mobilidade tipo Uber – é preciso focar na construção da sua marca. Suas cores, nome e logo. 

Esses aspectos são muito importantes, pois atraem clientes para o seu negócio e possibilitam que ele se destaque no mar de aplicativos que já existem. Também é necessário que entenda que sua marca vai muito além de apenas esses três aspectos, e por isso, a MobApps conta com um setor inteiro voltado para o Marketing de nossos clientes. 

Uma percepção profissional desses aspectos contribui muito para o futuro sucesso do seu aplicativo.

Meu aplicativo de mobilidade versus A concorrência

Uma preocupação real para novos empreendedores é: “ Será que o meu negócio vai gerar retorno? ”

No segmento de mobilidade essa preocupação é tão recorrente quanto em qualquer outro segmento, principalmente levando em conta a quantidade de aplicativos que já existem e a existência dos grandes apps – como a Uber e o 99. 

A validação do seu negócio, que foi exemplificada acima, serve justamente para sanar essas dúvidas e inseguranças. E antes mesmo de concluir esse processo de validação, a resposta é: Sim, seu negócio pode gerar um bom retorno.

Os problemas que fizeram com que a popularidade dos aplicativos de transporte crescessem não foram sanados. Superlotação, engarrafamento, insegurança. Então investir no segmento continua sendo uma boa ideia, principalmente levando em consideração o surgimento de novos hábitos que surgiram por conta da pandemia. 

O consumo dos vários tipos de delivery, por exemplo. Esses novos hábitos demonstram a busca por eficiência, segurança e conforto e a possibilidade de oferta para as diversas classes econômicas. E para essas classes e o mercado a concorrência é um ponto positivo.

Leia mais: Como cobrar motoristas no meu app. Conheça 5 dicas muito úteis.

O modelo de negócios da Uber mudou o mercado, isso é um fato. Mas também abriu a porta de entrada para diversos outros aplicativos semelhantes no mercado, e mesmo que a empresa tenha um alto índice de concorrência, a sua competitividade não diminuiu.

Quando uma ótima ideia é reconhecida, é normal que variações dessa ideia apareçam. E isso é muito positivo. A falta de competição estagna empreendimentos, e essa acomodação impede novos desenvolvimentos, mesmo que a satisfação do cliente esteja abaixo do indicado. Com a concorrência, os negócios são obrigados a desenvolver novas estratégias para se manterem competitivos no mercado, o que a longo prazo, é ideal para um negócio de sucesso. 

A competição com concorrentes do setor de mobilidade fortalece o mercado, gera inovação, proporciona o alcance de novos clientes e o encantamento e fidelização dos antigos.

Assim como na fase de ideação e validação do seu negócio, é preciso pesquisar, testar e usar os insights gerados para que o serviço oferecido pelo seu aplicativo esteja em um alto nível de excelência, o convívio com e observação estratégica de seus adversários, serve como uma fonte de aprendizado.

Como a Mob te ajuda:

A MobApps é uma empresa especializada em mobilidade que fornece uma plataforma e aplicativos customizáveis, e enxerga o serviço de delivery como um empreendimento promissor, que possibilita além de lucro, o impulsionamento econômico. 

Contando com um setor de Marketing especializado no suporte e desenvolvimento das estratégias de comunicação dos nossos clientes, do planejamento até à mensuração dos resultados, com o propósito de ajudar o seu crescimento.

Se você também é empreendedor e percebeu essa grande oportunidade que é o universo de entregas, não espere. Entre em contato com nossa equipe e resolva todas as suas dúvidas. O futuro te espera. 

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