Saiba como evitar o plágio de sua marca
Saiba como agir em relação a defesa jurídica para cópia de app
Início » Saiba como evitar o plágio de sua marca

Saiba como evitar o plágio de sua marca

Apropriar-se das ideias e produções intelectuais de outra pessoa, violando os direitos do autor da obra, é considerado no Brasil crime de plágio, uma conduta prevista no artigo 184 do Código Penal.

Com o desenvolvimento da internet nas últimas décadas, que possibilitou a facilidade e velocidade na transmissão das informações, o crime de plágio acabou tornando proporções ainda maiores.

Os aplicativos (apps) para smartphones, que vivem um verdadeiro ‘boom’ nos últimos anos, também estão propensos a possíveis plágios, seja quanto ao nome, cores, recursos e sistemas que apresenta, ou mesmo em sua totalidade.

Imagine só a seguinte situação: você tem a ideia do seu app, procura uma empresa especializada para tirá-la do papel, faz um investimento e, algum tempo depois de lançado, lá está outro app disponível igualzinho ao seu. Com o mesmo nome, marca, logo, cores e imagens. Complicado, né?

Leia também: 5 dicas na hora de escolher o nome do seu aplicativo

O que diz a lei sobre crime de plágio?

Pois bem, se é verdade que hoje em dia praticamente todos os criadores estão sujeitos a sofrerem crime de plágio, também é correto afirmar que há implicações jurídicas para quem o comete. 

Inicialmente, o mais recomendado (pelos próprios juristas) é buscar o diálogo com a parte supostamente plagiadora. Ao comunicar que você identificou a cópia ilegal, o esperado é que o infrator retire o trabalho da (s) plataforma(s) em que estiver hospedado o mais rapidamente possível.

Todavia, se isso não for possível amigavelmente, a alternativa que resta é procurar os seus direitos na Justiça

Defesa Jurídica para cópia de marca: como proceder?

No caso específico de defesa jurídica para cópia de marca, a parte que sofreu o plágio deve procurar um advogado, preferencialmente, especializado em Tecnologias da Informação, que analisará o caso e ingressará com processo contra o plagiador.

Em sua alegação no processo, o advogado recorrerá ao já citado artigo 184 do Código Penal e também ao seu complemento, que é regido pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9.610/1998).

O que pode acontecer com quem plagiar minha marca?

De acordo com a lei, o plagiador pode ter:

– Pena de detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa;

– Pena de reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos para quem o fizer com intenção de lucro;

– Necessidade de indenizar o autor do app.

“Boa-Fé” não livra o plagiador

Cabe destacar que alegações de boa-fé ou de possíveis esquecimentos de parte do plagiador não o livram da responsabilidade pelo crime, perante à Justiça. 

De acordo com o advogado Amaro Moraes e Silva Neto, especialista em Tecnologias da Informação, a intenção do plagiador não é levada em consideração. 

“O sistema penal não admite o esquecimento. Mesmo que se assuma a autoria e se desculpe pelo caso, o crime continua sendo crime”, reforça Amaro Moraes.

Leia também: 5 critérios para avaliar a empresa que criará seu app de mobilidade urbana

Direito Autoral Moral e Direito Autoral Patrimonial

“Vale lembrar que o direito autoral pode ser tanto moral (ter o seu nome atribuído à obra) como também patrimonial (explorar economicamente a obra, alugando-a, vendendo exemplares de livros etc), mas apenas esse último pode ser cedido, gratuitamente ou de maneira onerosa”, explica o advogado Lucas Cotta

Segundo o especialista, é possível vender o direito patrimonial sobre a obra, mas não o direito moral, de modo que o autor, mesmo que venda seus direitos, permanece com o seu nome ligado à sua produção intelectual.

O que fazer para se defender de plágio?

Algumas medidas podem ser adotadas a fim de evitar que copiem a sua marca. Você pode, por exemplo, patentear sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Também é muito importante que você procure uma empresa séria e com credibilidade no mercado para desenvolver o seu app. Dessa forma, também evita cometer, involuntariamente, o crime de plágio, uma vez que o seu produto será criado de forma totalmente personalizada.

Precisa registrar sua marca? A MobApps te auxilia!

Os clientes da MobApps que desejam fazer o registro da marca podem contar com os nossos parceiros especializados nessa área, que darão todo o suporte jurídico necessário. Basta entrar em contato que a Mob viabiliza as melhores indicações para te auxiliar no seu projeto.

MobApps te ajuda a criar seu app de mobilidade urbana

Sabia que a MobApps pode te ajudar a realizar o objetivo de ter o seu app de mobilidade urbana?

A MobApps desenvolve apps de mobilidade urbana totalmente personalizados, oferecendo atualizações e melhorias constantes e o melhor custo-benefício do mercado. 

São mais de 180 aplicativos de mobilidade urbana espalhados por todo o Brasil, com excelente avaliação por parte dos nossos usuários e condutores.

Desenvolva seu app de mobilidade conosco

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha esclarecido suas principais dúvidas em relação a defesa jurídica para cópia de app. O nosso desejo é que você nunca precise passar por esse tipo de situação, mas, caso seja necessário, que tenha o máximo de condição para se defender e buscar seus direitos.

Compartilhe este conteúdo com alguém que também vai gostar de saber destas informações! 

Deixe seu comentário

Siga-nos @mobappsbrasil

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Instagram

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Please note

This is a widgetized sidebar area and you can place any widget here, as you would with the classic WordPress sidebar.