Sem dúvidas você já ouviu falar em cashback e a verdade é que cada vez mais as empresas, no geral, têm recorrido a esse benefício no lugar dos tradicionais descontos como parte de uma estratégia de marketing e aumento de corridas. Nas empresas de app de mobilidade urbana tipo Uber não é diferente.
Não sei bem te dizer quando foi que o cashback virou essa explosão de oportunidades estratégicas, mas o certo é que esse benefício se tornou comum entre muitos apps de e-commerce e deliverys, por exemplo.
Se você, de alguma forma, ainda não foi impactado por essa estratégia, não se preocupe, logo em breve você fará parte dos 9,5 milhões de brasileiros que já utilizaram, pelo menos uma vez, esse benefício. Esse número equivale a 16% dos consumidores que realizaram compras ou fizeram pedidos em apps no Brasil.
Para as empresas, o cashback já virou um número bem significativo uma vez que a compra é estimulada pela volta do benefício ao consumidor como parte do valor da venda em créditos para uma futura compra.
O uso de cupons de descontos e cashbacks, prática recorrente nos Estados Unidos e na Europa, vem ganhando força no Brasil, e movimentou mais de R$ 7 bilhões em 2020. Este valor representa um aumento de 466% em relação à movimentação em 2019, que foi de R$1,5 bilhão.
Mas o que é o cashback?
Você sabia que o cashback vem da junção das duas palavras em inglês?
Bom, o cash, que significa dinheiro, e o back, que significa volta. Essa junção de palavras, basicamente, já diz a função do cashback que é receber dinheiro de volta quando você realiza uma compra.
Com promoções nesta modalidade, muitos apps oferecem cashbacks de, em média, 2% até 25%. Essa prática significa, por exemplo, que ao fazer uma corrida, você recebe a porcentagem do valor de volta, resultando em um desconto diretamente na sua próxima corrida.
O cashback é diferente de cupons já que os cupons aplicam um desconto diretamente no serviço, no caso, na corrida. Ou seja, você não paga o valor inteiro e depois recebe o dinheiro de volta, e sim tem um abatimento no valor de acordo com a porcentagem ou valor a ser descontado pelo cupom.
Entenda porque as empresas devem adotar essa estratégia
Depois de conhecer um pouco mais sobre o cashback e entender como ele promove o aquecimento do comércio e do faturamento das empresas, confira mais motivos para o seu app de mobilidade urbana tipo Uber, também aderir essa prática.
1. Não! O Cashback não desvaloriza a sua marca
A lógica é simples e fácil de entender. Na medida em que você oferece descontos de maneira constante, a sua marca cria um posicionamento no mercado frente ao consumidor e elevando o patamar de preços, sendo que ao longo do tempo a sua marca vai se estabelecendo e conquistando cada vez mais lugar no mercado.
2. Recorrência nas vendas
É simples, ao oferecer cashback ao cliente deixando bem claro as regras, o seu app praticamente garante que esse consumidor irá retornar ao aplicativo para utilizar o cashback recebido fazendo com que ocorra um ciclo de recorrência de vendas.
3. Retenção de aplicativo no aparelho
Já pensou em como uma ação vinculada ao cashback pode fazer toda a diferença para o seu app de mobilidade urbana tipo Uber?
Se seu aplicativo oferecer cashback, o usuário precisará mantê-lo no aparelho a fim de acompanhar o seu saldo e também acompanhar as oportunidades de utilização desse saldo.
Essa utilização possibilita uma maior retenção do aplicativo no celular do consumidor e dessa maneira uma possibilidade de relacionamento por meio das notificações PUSH.
Aqui na MobApps a funcionalidade do cashback já é liberada há muito tempo para os nossos aplicativos parceiros. E é claro que o retorno vem.
A MobApps é especialista na criação de plataformas e apps customizados de mobilidade urbana que oferecem as melhores e mais soluções para as empresas de entregas.
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Referências:
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