Trânsito caótico, vias engarrafadas. Essa é a realidade e cenário de muitas cidades no Brasil. Sem dúvida é uma grande oportunidade para quem deseja investir em mobilidade urbana. De acordo com o IBGE, a frota de carros cresceu mais que o número de habitantes do país. Enquanto a população cresceu 12,3% entre 2000 e 2010, o número de veículos aumentou em 22% no mesmo período.
A realidade é que em 2009, pela primeira vez na história de toda a humanidade, o número de pessoas vivendo em cidades ultrapassou a população rural na escala global. E é dessa forma que cidades de todo o mundo trabalham para melhor, cada vez mais, a mobilidade urbana.
Os apps de mobilidade urbana são excelentes opções para movimentar ainda mais as cidades, já que possibilitam transporte com qualidade, segurança e cada vez mais comodidade. O que você deve estar se perguntando agora é sobre se vale a pena investir em mobilidade urbana em cidades de interior ou somente capitais.
Continue a leitura deste texto e saiba mais sobre o tema. Uma coisa a gente lhe garante: está imperdível!
Leia também: 04 dicas para escolher o nome do seu app tipo uber
Interior ou capital? Afinal, onde investir em apps de mobilidade urbana?
De fato, se pensarmos na quantidade de pessoas que existem nas capitais, a resposta parece bem óbvia. Mas calma, acompanhe a leitura desse artigo até o final e saiba a resposta para a sua dúvida.
O aplicativo de mobilidade urbana ganha cada vez mais destaque nas stores. Dados do RankMyAPP apontam que esse tipo de aplicação móvel esteve entre os mais baixados em 2020.
A pandemia também trouxe um aumento significativo na categoria, afinal, pegar ônibus é sinônimo de risco e exposição. Existem alguns tipos de app de mobilidade urbana que atendem as necessidades dos usuários, desde os que oferecem um meio de transporte até os que o guiam para um determinado destino. Acompanhe agora:
1. Apps de transporte.
Os apps de transporte urbano fazem parte da categoria de mobilidade urbana nas cidades. Com eles, o passageiro pode se deslocar sem depender dos transportes já conhecidos como o táxi e até mesmo do transporte público.
Além dos modelos pioneiros de app neste segmento, como o 99, por exemplo, existe uma série de vertentes a serem exploradas, como o transporte regional, meios exclusivos para mulheres e até mesmo crianças, etc.
2. Apps de entrega
Está bem por fora quem acredita que os aplicativos de entrega não se encaixam na categoria de mobilidade urbana. Já que para que os itens cheguem aos usuários, os entregadores devem se deslocar de um destino até o seu ponto final.
Além dos aplicativos de delivery, como o iFood, os de entrega de produtos ou documentos, como o Loggi, se encaixam completamente nesta categoria.
3. Apps de carona
Por oferecerem uma opção mais privativa e, muitas vezes, mais econômica que o transporte coletivo, os apps de carona fazem sucesso nas apps stores e no bolso de muitos usuários.
Além das versões mais utilizadas atualmente, é possível investir na segmentação dessa categoria, criando um app para oferecer carona apenas para mulheres, por exemplo. Como exemplo desses apps, está o BlaBlaCar.
Mas afinal, investir em app de mobilidade urbana tipo UBER é melhor no interior ou na capital? A verdade é que não existe um estudo que possibilite respondermos essa pergunta com 100% de clareza.
No interior, as ações de divulgação podem ser mais assertivas, já que você precisa impactar um número menor de pessoas. Há também menor concorrência, logo, maior chance das pessoas usarem o seu app.
Você também pode estar mais próximo dos motoristas e criar uma relação mais sólida e um bom relacionamento. Há menos burocracia nos processos, uma vez que cidades grandes tendem a adotar leis mais específicas a serem seguidas pelos moradores, além de regulamentos e etc.
Aqui na MobApps, a grande maioria dos clientes está no interior, e nossos números são satisfatórios. De qualquer forma, também é bem possível que você crie seu app nas grandes cidades e tenha sucesso.
Gostou das dicas? Agora só falta você contratar a MobApps para colocar a mão na massa, isso porque a MobApps é especialista na criação de plataformas e apps customizados de mobilidade urbana que oferecem as melhores e mais soluções para as empresas de entregas.
Em até 7 dias você já pode ser o seu próprio aplicativo de mobilidade urbana tipo Uber e começar a faturar e gerar emprego e renda na sua cidade.
Com suporte de excelência, aqui na MobApps você é bem atendido do início ao fim de todos os processos e procedimentos necessários.
Entre contato agora mesmo com a equipe de atendimento da MobApps e comece a empreender já: https://bit.ly/3PRqYHd
Referências:
Infográfico: Principais apps de 2020 (rankmyapp.com)
04 dicas para escolher o nome do app tipo uber – MobApps – Blog