Seguro para motoboy e motoristas de app tipo Uber.
Início » Seguro para motoboy e motoristas de app tipo Uber.

Seguro para motoboy e motoristas de app tipo Uber.

O carro se tornou uma comodidade indispensável para algumas pessoas. No entanto, milhares de outras passaram a contar com os aplicativos de mobilidade tipo uber para seu deslocamento nas grandes cidades.

Os motoristas e motoboys de aplicativo passam o dia circulando com diversos passageiros, indo de um ponto a outro da cidade e, por isso, sua principal ferramenta de trabalho, o carro, precisa sempre estar em perfeita ordem.

Caso contrário, qualquer dano que o impeça de exercer a sua atividade profissional, implicará em prejuízo financeiro irreparável.

No entanto, por conta dessa grande quantidade de horas expostos ao trânsito e à dinâmica, nem sempre segura das cidades, os motoristas de aplicativo precisam se proteger contra acidentes, furtos, roubos e outros sinistros.

Se o motorista ou motoboy usa um veículo próprio, essa necessidade é ainda maior. Por isso, é muito importante que contem com seguro auto. 

Em qualquer dos aplicativos de mobilidade ou plataformas, é necessário que o motorista contrate um seguro específico para exercer sua profissão com tranquilidade.

A seguir, oferecemos um artigo bem completo com as seguradoras que oferecem o seguro para os motoristas de aplicativo de mobilidade e dicas para a contratação.

Continue conosco e boa leitura!

Leia mais: Termos de uso: o que são e qual a sua importância?

O que diz a legislação

Há uma lei, a 13.640 que é responsável por regulamentar os aplicativos de mobilidade tipo uber no Brasil. Essa lei determina a contratação de seguro de acidentes pessoais a passageiros (APP) e seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres (DPVAT).

Essa lei, no entanto, não traz clareza sobre a responsabilidade do pagamento desses seguros, portanto não determina se o motorista ou a empresa responsável pelo aplicativo deve contratar o seguro.

Na Câmara dos Deputados, está em tramitação um projeto de lei que obriga a empresa a pagar o seguro. Só que, como ainda não foi aprovado, não entrou em vigor.

Desde janeiro de 2022, no entanto, foi sancionada a lei n° 14.297/2022 que determina o pagamento dos seguros para os entregadores e motoristas pelas empresas e aplicativos.

Existem, na verdade, dois cenários distintos onde todas as corridas já estão com o seguro embutido dentro do custo do app, ou o app pode solicitar que os motoristas façam essa contratação de forma individualizada. 

Riscos

Para quem atua como motorista de aplicativo, como já falamos anteriormente, os riscos, tanto de acidente quanto de roubos e furtos é maior. Dessa forma, estão mais expostos aos tão temidos sinistros, na linguagem das seguradoras.

Esses riscos mais elevados já fizeram com que muitas seguradoras não atendessem aos motoristas e motoboys de aplicativos de mobilidade tipo uber.

Antigamente, inclusive, quase nenhuma seguradora aceitava fazer o seguro para os veículos de transporte via app aqui no Brasil. Porém, esse tipo de transporte cresceu muito e as empresas passaram a oferecê-lo diante da alta demanda.

Um outro detalhe é que a modalidade do seguro, para ser válido, precisa constar que o carro é destinado ao transporte de passageiros e/ou entregas.

Normalmente, os valores são sensivelmente alterados, ou seja, são mais caros do que o seguro de veículos usados apenas para locomoção pessoal.

Isso porque as proporções dos riscos desses veículos é maior, como já mencionamos.

Não é interessante omitir essa informação para buscar menores valores porque essa conduta fraudulenta poderá caracterizar omissão e prejudicar o motorista futuramente, quando ele mais precisar.

Normalmente, as coberturas atendidas são contra incêndio, colisão, furto, inundação e assistência 24 horas. Lembrando que a validade da apólice estará prejudicada caso não conste a informação correta da modalidade. É necessário informar que o veículo destina-se ao transporte de passageiros ou entregas.

Que empresas fazem seguro para motoristas de aplicativos de mobilidade tipo uber?

Atualmente, existe uma ampla gama de ofertas, por isso, o mais indicado é realizar a cotação do seguro com todas as seguradoras e avaliar as propostas.

Traremos a seguir algumas empresas que oferecem o seguro para os veículos de aplicativo, acompanhe.

Iza

Seguradora brasileira, a Iza é especializada em profissionais autônomos, como motoristas e entregadores de aplicativos. E a MobApps já possui parceria efetiva/integração com essa plataforma. Os aplicativos podem contratar esse serviço diretamente com a plataforma e de forma automática. 

Dessa forma, todas as corridas feitas pelo app estarão asseguradas e essa iniciativa funciona tanto para passageiros quanto para motoristas. E sim, caberá ao dono da plataforma do aplicativo, contratar junto a Iza o seguro. 

A empresa oferece preços competitivos com direito a até R$30 mil por ano para utilização em caso de acidentes. Apesar de não cobrir os bens materiais, ou seja, os carros e motos em si, a Iza está focada na integridade física do segurado. 

É possível contratar o seguro se a pessoa tiver entre 14 e 70 anos, desde que use o transporte como meio de sobrevivência, incluindo profissionais contratados em empresas.

No caso da Iza, cobrem sinistros relacionados a acidentes, “que acontecem sem previsão e podem machucar alguém fisicamente.” 

Eles cobrem acidentes que ocorram também fora do horário de trabalho, enquanto o motorista está em casa ou aos finais de semana, mas não cobre doenças.

Suas coberturas básicas são:

  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente; 
  • Reembolso de despesas médico-hospitalares e odontológicas por acidente;
  • Diárias por incapacidade temporária por acidente

As coberturas adicionais tratam sobre funeral e morte acidental.

Youse

Esta plataforma pertence à Caixa Seguradora e cobre batidas, danos a terceiros e acidentes de passageiros com despesas médicas e hospitalares.

Como nos seguros de carros de passeio não usados para transporte, também tem serviços de assistência ao automóvel, carro reserva, lavagem e higienização e reparos na lataria.

A contratação é simples, através do site ou aplicativo da empresa. O motorista deve informar a marca, o modelo, o ano e selecionar que o carro é de uso profissional, para aplicativo.

Com muita simplicidade, de forma virtual, os motoristas de aplicativo de mobilidade tipo uber podem contratar o seguro para seus veículos nestas duas empresas.

Dicas para o motorista de aplicativo fechar o seguro

  • Entenda as suas necessidades (tempo que passa na rua, localidades onde costuma trabalhar, índice de furtos e roubos na região, entre outros);
  • Considere a probabilidade de colisão, inundações e outros riscos a que esteja exposto;
  • Escolha o seguro que ofereça maior número de coberturas para o seu nível de risco;
  • Se o veículo for compartilhado, averigue se a proteção é abrangente ou apenas para um dos motoristas.

Ao longo desse texto, trouxemos informações relevantes para contribuir no entendimento de como funcionam os seguros para veículos de aplicativos de mobilidade tipo uber e de entregas.

Também elencamos duas seguradoras que já operam no mercado com seguros para essa mobilidade de veículos.

Para quem deseja empreender no negócio de aplicativos de entrega ou transporte, além dessas dicas que sempre postamos por aqui, a MOBApps também oferece conhecimento especializado na criação de plataformas e apps customizados de mobilidade urbana que oferecem as melhores e mais soluções para as empresas de entregas.

Além da parceria com a IZA, onde contamos com esse recurso de forma totalmente automatizada com os nossos apps. 

Venha conversar conosco e iniciar a sua empresa da melhor maneira.

E se curtiu, compartilhe esse artigo!

Referências:

Deixe seu comentário

Siga-nos @mobappsbrasil

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Instagram

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Please note

This is a widgetized sidebar area and you can place any widget here, as you would with the classic WordPress sidebar.