Sabemos que o metaverso ainda é um conceito em desenvolvimento, cujas possibilidades são muitas, mas para que se tornem realidade, ainda há um caminho a ser percorrido.
E nesse caminho, alguns setores já estão se beneficiando das ferramentas e possibilidades que o metaverso proporciona.
Como alternativa para melhorar a experiência do cliente, para processos das unidades fabris e no desenvolvimento de produtos, o metaverso já se coloca como algo plausível. No entanto, de uma forma geral, ainda está na esfera da possibilidade.
O setor de mobilidade está dando os primeiros passos em direção a aplicação desses conceitos nos diversos departamentos que compõem o setor.
E os aplicativos de mobilidade tipo Uber devem estar atentos a tudo que envolve a mobilidade urbana, especialmente as novas tecnologias, seara à qual estão especialmente vinculados, pela sua natureza.
Vamos descobrir juntos quais são esses passos e que contribuições o metaverso pode oferecer para o segmento da mobilidade neste artigo.
Continue a leitura!
O que é o metaverso?
O metaverso é um conceito que engloba ferramentas que visam proporcionar uma vivência imersiva entre os mundos físico e digital, por meio de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas.
No metaverso, há possibilidade de interagir, criar e explorar conteúdos digitais, além de modificar, de alguma maneira, os conteúdos que acessam.
Na prática, a proposta é proporcionar que o usuário transite entre os mundos físico e digital, através da imersão. E essa vivência imersiva pode ser através de avatares que representam o usuário no metaverso.
Contribuições e possibilidades do metaverso na mobilidade
As contribuições do metaverso na mobilidade são diversas e promissoras.
O metaverso pode trazer benefícios para o setor de mobilidade em diferentes etapas, desde o projeto e a fabricação dos veículos até o atendimento e o suporte ao cliente.
Além disso, o metaverso pode oferecer novas experiências de entretenimento, personalização e interação para os usuários da mobilidade, criando valor e fidelidade à marca.
Mas em termos práticos, como esse novo momento da tecnologia irá impactar o dia a dia das pessoas e das empresas?
Para as pessoas, a tendência em mesclar mundo físico e virtual representa um caminho para reduzir deslocamentos desnecessários, algo que já vem se estabelecendo com o home office e o ensino à distância.
Essa, por si só, já é uma forma de melhorar a movimentação de pessoas e cargas nos grandes centros urbanos. E essa tendência de redução de “motivos” de deslocamentos será certamente acentuada pela tecnologia.
A otimização do tempo com a facilidade de movimentação certamente impactará em como a humanidade vivencia a sua mobilidade.
Mas não pára por aí.
A forma de projetar e planejar os veículos também poderá ser fortemente impactada pela nova tecnologia, sem contar que provavelmente será possível que o cliente final também tenha conhecimento – e talvez – participação nessas decisões.
As tecnologias de realidade estendida são prova disso e podem ser aplicadas à projeção de veículos.
Para as empresas, também é possível fazer testes com os veículos e criar visitas virtuais às fábricas, além de criar concessionárias totalmente digitais, revolucionando o atendimento e o suporte aos clientes.
A compra de um veículo também é uma experiência que já passa por uma pesquisa virtual intensa, sobrepondo-se às visitas físicas a uma concessionária. Nessas visitas, também condiciona-se a experiência no carro ao estoque disponível, entre outros fatores.
E a tendência atual é que as experiências virtuais ajudem o cliente a escolher, visualizar e configurar o modelo desejado. Em breve, a experiência digital poderá assemelhar-se à física através dos simuladores de experiência tátil.
Aliado à experiência do cliente, ainda há diversas outras funcionalidades em desenvolvimento que se relacionam com marketing, para as empresas, infoentretenimento, para os usuários e outros, como projeção, como já mencionamos e manutenção.
Mobilidade no metaverso
No momento atual, esses sistemas de entretenimento e atendimento já são uma realidade com assistentes virtuais, eventos imersivos e suporte ao cliente.
Para que as empresas ampliem a cartela de serviços oferecidos ao cliente, também é possível usar o ambiente digital para outras experiências como filiação digital, por exemplo.
Sem contar as condições de reparo e manutenção realizadas por meio da realidade estendida, cuja etapa de análise em tempo real promove uma economia real de tempo e maior eficiência no diagnóstico.
Enquanto sociedade, já vivemos em um estágio de hiperconectividade. A partir das telas, temos vivenciado diversas experiências virtuais.
No entanto, em breve o mais provável é que essas experiências ultrapassem o celular em direção a essa vivência imersiva possibilitada pelo metaverso.
Com isso, cada vez mais, a expectativa em um veículo deixará de ser apenas como meio de transporte, mas como uma experiência que engloba muito mais, desde a experiência de compra até o entretenimento durante a viagem.
No entanto, atualmente, já estamos vivenciando o metaverso na mobilidade através da integração com o cliente e em outros processos como planejamento, confecção e atualização dos projetos, fabricação em si e manutenção, passando fortemente pelo atendimento ao cliente e suporte ao usuário.
Tudo isso pode fortalecer os meios de transporte vinculados à tecnologia, como os aplicativos de mobilidade tipo Uber, já que são diretamente impactados com as inovações tecnológicas do setor.
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Referências:
https://mobilidade.estadao.com.br/inovacao/metaverso-no-setor-de-mobilidade/