O universo profissional para mulheres com filhos é um tema complexo. Por um lado, as mães ainda enfrentam barreiras e discriminações para ingressar e se manter no mercado de trabalho.
Por outro lado, elas também têm que conciliar as demandas profissionais com as responsabilidades familiares, como o cuidado com os filhos, a educação, a saúde e o lazer.
Essa situação gera estresse e sobrecarga para as mulheres, que muitas vezes têm que abrir mão de seus projetos pessoais e profissionais para atender às expectativas da sociedade e da família.
No entanto, algumas atividades possibilitam uma jornada de trabalho flexível e a possibilidade de continuar tendo uma fonte de renda, sem que passem muito tempo afastadas dos filhos.
O dia das mães se aproxima e no artigo de hoje, iremos acompanhar o depoimento de uma mãe solo que encontrou uma atividade profissional que permite que ela sustente a família, composta por ela e o filho de 6 anos e ainda esteja presente na vida do pequeno.
Quer saber mais? Continue lendo esse artigo e conheça a história de Nayara e Théo.
Leia também: Apps de mobilidade urbana só para mulheres: vantagens e desvantagens
Existe um trabalho ideal para uma mulher com filho(s)?
Em nossa sociedade, podemos notar ainda algum resquício de estruturas antiquadas que dizem que o papel do homem é trabalhar fora e prover o sustento da família e o da mulher é ficar cuidando da casa.
Felizmente, as mulheres vêm ganhando espaço no mercado de trabalho em qualquer área que escolhem.
Não podemos dizer, no entanto, que não há preconceito ou que as mulheres já contam com direitos iguais, mas este é um caminho para o qual não há mais volta, as mulheres participam das atividades econômicas cada vez mais.
Portanto, não existe um trabalho ideal, as mulheres têm condições de assumir qualquer papel na sociedade.
Quando a situação envolve os filhos, no entanto, muitas mulheres acabam por ficar divididas entre o trabalho e os cuidados com as crianças.
Isso faz parte não apenas da natureza das mulheres, mas também da própria maternidade em que há o período de amamentação, por exemplo, que é um papel exclusivo da mãe.
Esse vínculo mais próximo faz com que muitas mulheres optem por abrir mão da atividade profissional para estarem presentes na vida e rotina dos filhos.
No entanto, elas ainda precisam encontrar alternativas para garantir o seu sustento.
Esse é exatamente o caso da Nayara, mãe do pequeno Théo e motorista do aplicativo de transporte e mobilidade Central Passageiros, desenvolvido pela MobApps.
Nayara conta que encontrou na profissão uma forma de vivenciar a maternidade e ainda poder ter uma fonte de renda para sustentar a si e ao filho.
Segundo a mãe do pequeno Théo, sendo motorista do aplicativo, ela pôde conciliar a rotina familiar com o trabalho: “Aqui pude conciliar o amor e o trabalho e encontrei corações acolhedores e profissionais.”
Nayara completa que ser mãe tem sido a experiência mais transformadora e amorosa da sua vida e que o trabalho como motorista da equipe da Central Passageiros tem possibilitado que ela sustente a família e possa vivenciar cada etapa do crescimento do filho.
Apesar de já ter tido diversos outros trabalhos, ela conta que encontrou o lugar ideal. “Por muito tempo, trabalhei em outros ramos. Hoje, encontrei essa fonte de renda em que posso conciliar os cuidados do meu filho com meu trabalho.”
Vantagens de ser motorista de aplicativo do sexo feminino
Ser motorista de aplicativo tipo Uber pode trazer muitas vantagens, tanto pessoais quanto profissionais, especialmente para as mamães. Algumas delas são:
– Flexibilidade de horário e autonomia para escolher quando e onde trabalhar;
– Acesso a um público feminino que busca mais segurança e conforto ao solicitar corridas com motoristas mulheres;
– Oportunidade de ter uma fonte de renda e independência financeira;
– Fazer parte de uma rede de apoio de mulheres que trabalham com transporte e mobilidade.
Essas são algumas das vantagens de ser mulher, mãe e motorista de aplicativo tipo Uber, mas existem muitas outras que podem ser descobertas na prática.
Seja pela dificuldade de se manter no mercado formal de trabalho ou pela possibilidade de construir uma rotina flexível, os aplicativos de transporte são uma opção de fonte de renda para as mulheres.
Ainda que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), menos de 10% dos motoristas de aplicativo tipo Uber seja composto de mulheres, é uma área em expansão entre o público feminino, especialmente as mães, que vêem no trabalho uma possibilidade de, além de sustentar a família, ficar bem pertinho dos filhos.
E como as mulheres também podem ocupar diversos espaços na sociedade, por que não também empreender em um negócio de mobilidade e entregas?
Caso seja o seu desejo, a MobApps pode te ajudar, criando o seu próprio app de mobilidade, além de dar suporte e informações para te ajudar na gestão desse tipo de empresa.
Converse conosco se estiver pensando em iniciar sua frota.
Somos especialistas na criação de plataformas e apps customizados de mobilidade urbana que oferecem as melhores soluções para as empresas de entregas e transporte.
Compartilhe esse artigo!
Referências: