Confira ações que podem promover o seu app tipo Uber nos festejos juninos.
As festas juninas são uma parte importante da tradição cultural brasileira. Todos os anos, milhares de pessoas são engajadas tanto nos preparativos quanto nas diversas festas realizadas no país.
Nesse período, muitas pessoas buscam por opções de transporte para se deslocarem até os eventos, seja por comodidade, segurança ou economia.
Por isso, essa é uma ótima oportunidade para promover aplicativos de mobilidade, aumentando o engajamento dos usuários, os ganhos dos motoristas e da empresa, além de prospectar novos clientes.
No entanto, alguns donos de aplicativo não sabem como fazer isso de forma eficiente e criativa.
Neste artigo, traremos algumas ações que podem ser empreendidas para se destacar nas festas juninas e conquistar mais clientes.
Continue conosco e confira essas dicas! Boa leitura!
Campanha de marketing específica
Uma forma de atrair e fidelizar os clientes é criar campanhas sazonais. No caso dos festejos juninos, a campanha deve se relacionar com esse contexto e as necessidades do público-alvo em relação a isso.
Para as festas juninas, os aplicativos de mobilidade podem criar uma campanha que tenha um nome atrativo que vincule o período ao aplicativo, como “Arraiá do App X” ou mais direto como “Festa Junina com Segurança e Economia”, por exemplo.
Nesse caso, se for possível, também pode ser criado um slogan que traga a proposta e benefícios para as pessoas explicando que podem se deslocar com segurança e economia para as festas de São João.
Toda a campanha deve ter um visual que remeta às festas juninas, com elementos como bandeirolas, fogueira, chapéu de palha, milho, dentre outros que são típicos da época.
Associado a isso, uma oferta deve ser incluída, como um incentivo para as pessoas baixarem o app, como descontos, cupons, brindes ou a participação em um sorteio, por exemplo. Bônus para indicação de amigos também são ótimas formas de fazer as pessoas divulgarem o aplicativo.
Vale lembrar que a campanha deve ser amplamente divulgada nos canais de comunicação do app, como site, redes sociais ou e-mail marketing. Caso esteja associada com algum parceiro, também utilize os canais dele.
Parcerias são muito interessantes, observe a seguir.
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Parcerias com os organizadores das festas juninas
Outra forma de promover o aplicativo nas festas juninas é fazer parcerias com os organizadores dos eventos.
Assim, pode ser o app de transporte oficial da festa, podendo oferecer benefícios exclusivos para os participantes, como descontos para quem escolher o app para ir ou voltar; pontos de embarque e desembarque exclusivos para os passageiros do app, espaços personalizados na festa, como lounges, quiosques, além de ações de divulgação do aplicativo como a distribuição de flyers, adesivos, copos.
Essas parcerias são vantajosas tanto para os aplicativos de mobilidade quanto para os eventos, pois geram mais visibilidade, tráfego e receita para ambos.
Crie conteúdos relevantes sobre as festas juninas
Para movimentar o engajamento nas redes sociais, é possível criar conteúdos relevantes sobre as festas, aproveitando para divulgar a campanha. Conteúdos simples e criativos chamam a atenção e podem ser compartilhados, levando junto a mensagem da campanha.
Alguns exemplos podem ser dicas de como se vestir, curiosidades sobre a origem e a história das festas juninas no Brasil e no mundo, receitas de comidas e bebidas típicas, seleção dos melhores lugares para curtir as festas juninas na sua cidade ou região.
Os conteúdos também podem ser publicados no blog ou na própria interface do aplicativo.
Design do app
Conforme falado, o aplicativo também pode aproveitar o mote da campanha e personalizar a experiência do usuário na interface com o usuário.
Usar as cores e elementos usados na campanha, mudar os ícones do aplicativo, inserir elementos animados ou interativos relacionados à festa junina, usar trilha sonora com músicas típicas e criar mensagens personalizadas com as expressões típicas do período junino são ótimas ideias de como fazer isso.
Motoristas e veículos
Uma forma de divulgar o aplicativo aproveitando os festejos juninos é incentivar os motoristas a personalizarem os veículos com os elementos da festa, como bandeirinhas, fitas coloridas e chapéus de palha.
Outra forma de se destacar é divulgar entre eles uma seleção de festas da região com as melhores rotas para chegar, de forma que o motorista seja como um centro de informações e passe autoridade na região.
Dessa forma, os clientes provavelmente escolherão o app quando forem utilizar carros para levá-los ou buscá-los das festas.
Experiência dos usuários do app
A ideia aqui é ter algum elemento que faça com que as pessoas queiram compartilhar uma foto de si mesmo ou do carro, marcando as redes do app.
Pode ser algum elemento que as pessoas tenham acesso no carro ou algo que elas possam usar para fazer uma selfie, como um rosto falso de papelão, sempre com a logomarca do aplicativo.
Ações culturais
O aplicativo pode promover ou apoiar ações culturais ou sociais relacionadas aos festejos juninos. Pode ser através de apoio a artistas, quadrilhas ou entrega de comidas típicas, por exemplo.
Essa atitude pode render engajamento e geração de valor de responsabilidade social.
Ao longo do texto, mostramos que as festas juninas são uma ótima oportunidade para os aplicativos de mobilidade se promoverem.
As ideias aqui apresentadas certamente farão com que o aplicativo tenha bastante visibilidade e se destaque atraindo mais clientes.
Inspire-se nas dicas e crie uma estratégia eficiente para seu app.
E se, além de dicas juninas você precisar de mais dicas, sobre esse universo dos aplicativos de transporte tipo Uber, temos aqui no blog diversas outras informações para você que é empreendedor ou quer iniciar no ramo explorar.
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Referências:
https://usemobile.com.br/marketing-offline-para-aplicativos/