3 tendências para o futuro dos apps tipo Uber
Início » 3 tendências para o futuro dos apps tipo Uber

3 tendências para o futuro dos apps tipo Uber

Desde o surgimento dos aplicativos de mobilidade, o transporte e a forma de ir e vir vêm se transformando no mundo todo.

Atualmente, a tecnologia empregada nos novos sistemas de transporte e entregas fazem parte da vida de grande parte da população, especialmente em centros urbanos.

Afinal, quem nunca “pegou um Uber” estando em uma cidade grande?

A questão é que, conforme o tempo e as necessidades vão mudando, os aplicativos precisam, também, se reinventar. Assim como qualquer tecnologia recente, o caminho natural é o do aprimoramento.

Aqui incluímos os apps de mobilidade tipo Uber, os aplicativos de carona, os serviços de compartilhamento de bicicletas e outras novidades que vêm alterando o trânsito nas cidades.

O mercado principal dos aplicativos são, de fato, as grandes cidades, mas é importante pensar em como capilarizar essas tendências também para as cidades do interior, para além das criações dos aplicativos regionais.

Se você deseja saber mais sobre as tendências para o futuro do transporte, sugerimos que leia esse texto até o final. 

Boa leitura!

Leia mais: Mudanças e tendências da mobilidade urbana no Brasil.

O potencial do mercado de mobilidade urbana

Os grandes centros, há muito tempo, discutem mobilidade, fluidez no trânsito, alternativas para transporte e entregas. No entanto, não raro esbarram em problemas estruturais.

Para finalmente visualizar uma eficiência no transporte de passageiros e cargas, é preciso estar atento às tecnologias.

O mercado de mobilidade não para de crescer, já podendo ser considerado fundamental para a economia.

Dados do Oliver Wyman Forum dão conta de que até 2030, o mercado de mobilidade urbana terá crescido 75%, o que representaria um volume financeiro de $26,6 trilhões.

Isso significa “apenas” dobrar esse mercado, levando-o a representar um quinto da atividade econômica global, o que só poderá ocorrer através de tecnologia, gestão de frotas, integração modal e automatização de operações.

Para além dessa realidade retratada, também salientamos algumas especificidades do mercado de mobilidade urbana, como por exemplo, os apps que possuem segmentos bem específicos. Acompanhe os próximos parágrafos e saiba mais sobre. 

Hoje em dia, sabemos que existem apps voltados apenas para o público feminino, ou para apps de carros de luxo, ou até mesmo apps que aceitam pets. Sim, o mundo tem evoluído e a mobilidade urbana também. 

É a partir disso então, que esses “saques” fazem todo o sentido e fomentam o potencial do mercado da mobilidade urbana. 

Precisamos falar das cidades do interior

Até aqui, os grandes centros dominaram o mercado, no entanto, não sabemos se isso se refere em maior parte à demanda ou à falta de ingresso dos grandes apps das cidades do interior.

Falando sobre o Estado de São Paulo, apenas para citar um exemplo, sabemos que está ali uma das regiões mais ricas do Brasil, composta por cidades líderes em fatores como o PIB.

Nestas cidades, os grandes aplicativos ainda não chegaram fisicamente, o que implica que um usuário, ao ter qualquer problema, teria que se deslocar em uma viagem intermunicipal para conseguir acessar a empresa ou usar os meios eletrônicos e telefônicos para fazê-lo.

Com alta demanda e potencial de crescimento, por que os grandes aplicativos de mobilidade urbana ainda não chegaram, fisicamente, lá?

Seria essa uma primeira tendência?

O fato é que isso seria importante para aproximar e humanizar o relacionamento das empresas com os clientes, além de facilitar a vida dos motoristas e passageiros.

O que esperar do futuro do transporte rodoviário e mobilidade

Integração de modais

O planejamento urbano é um desafio, mas tornar as cidades mais inteligentes, com sistemas de transporte por app, é uma tendência. 

Para que a mobilidade ‘do futuro’ consiga garantir a fluidez do trânsito e a agilidade nos transportes de passageiros e cargas, os modais precisam se complementar. Ônibus, metrô, fretamento e aplicativos de transporte e mobilidade devem encontrar meios de otimizar as viagens, por meio do uso de diferentes formas de transporte.

Uma outra tendência ainda incipiente é o transporte coletivo sob demanda. Neste caso, a ideia são minivans ou micro-ônibus que possam oferecer uma alternativa mais confortável que os coletivos normais e mais baratos que o transporte individual.

Diminuição do tempo de espera

O tempo é artigo de luxo e os usuários dos serviços de transporte normalmente têm pouco tempo para locomoção, então, esperar muito não é uma opção.

Por isso, além da integração de modais de que já falamos anteriormente, a agilidade em cada trecho, serviço ou aplicativo é altamente importante.

É cada vez mais necessário que as empresas operem com uma gestão de linhas mais eficiente, além do cruzamento de dados sobre escala de veículos e motoristas.

Assim, a janela de espera do usuário final cai e, assim, a satisfação com o serviço aumenta.

No entanto, isso é feito através de soluções tecnológicas que possibilitarão no final, reduzir o tempo ocioso dos veículos, agilizar a vida dos passageiros e respeitar os horários dos motoristas.

O uso de sistemas inteligentes para planejamento pode maximizar a performance da frota e é, sim, uma tendência.

Personalização da experiência e eficiência

Os dados sobre a performance dos aplicativos levam em conta o sistema de uma forma global.

Aprovação de x por cento, milhares de motoristas cadastrados, todos são números válidos e merecem atenção. 

No entanto, a inteligência dos sistemas de aplicativos deve poder permitir que informações mais específicas personalize os motoristas, por exemplo.

Isso serviria para que seu desempenho pudesse ser recompensado com mais corridas, por exemplo, ou que as pessoas pudessem escolher os seus preferidos em caso de terem se sentido satisfeitos em corridas anteriores.

Da mesma forma, deveria ser possível segmentar a escolha por gênero, para os casos em que as mulheres se sintam mais seguras em serem conduzidas por outra mulher, por exemplo, ou mães que vão levar os filhos e precisam de carros que tenham a cadeirinha para automóvel.

Algumas dessas funcionalidades, se implantadas, humanizam o serviço e ganham mais adeptos.

Além dessas tendências, escolhidas a dedo para representar o futuro do transporte, ainda temos outros exemplos como novos sistemas de bilhetagem, maior comprometimento com o meio ambiente demonstrado pelas empresas e a crescente digitalização dos processos para garantir que o serviço seja cada vez melhor para o usuário.

Todas essas tendências estão em vias de fazer uma nova revolução no transporte e mobilidade, com processos mais inteligentes e lucrativos, além da possibilidade de enxugar os custos das empresas.

Se você deseja empreender na área  de mobilidade e transporte, precisará estar atento às novas tendências e buscar soluções que tornem sua empresa competitiva e rentável.

A MobApps está em constante atualização com as tendências do mercado para oferecer soluções para os donos de aplicativo que promovam mais conforto, conveniência e qualidade de vida para os usuários. 

Somos especialistas na criação de plataformas e apps customizados de mobilidade urbana que oferecem as melhores soluções para as empresas de transporte e entregas.

Converse conosco se estiver pensando em iniciar sua frota para empreender nesse ramo.

Gostou? Compartilhe esse artigo.

Referências:

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/especial-publicitario/carpop/noticia/2020/07/27/3-sinais-de-que-aplicativos-para-transporte-precisam-se-reinventar.ghtml

https://blog.praxio.com.br/9-tendencias-para-transporte-rodoviario-e-mobilidade/

Deixe seu comentário

Siga-nos @mobappsbrasil

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Instagram

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Please note

This is a widgetized sidebar area and you can place any widget here, as you would with the classic WordPress sidebar.