Uma empresa é basicamente como um filho, ele nasce, cresce, se desenvolve, se reproduz e, salvo alguns casos, morre. É o ciclo da vida que atinge a maioria de nós. E, como filho, ela precisa de um nome, o diferencial é que no ramo empreendedor duas empresas não podem ter o mesmo nome, o que acarreta no mau funcionamento de ambas. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Primeiramente precisamos entender que a marca é um dos detalhes mais importantes da sua empresa, é ela que vai definir como sua empresa será conhecida entre seus clientes. Esse guia te mostrará como ter um nome que, além de chamar atenção, ajudará muito na aceitação dos clientes. Além de algumas regras gerais para se basear na hora da criação.
Importante saber sobre sua marca que o nome precisa ser algo diferente, pois nomes de aplicativos iguais dificultam a localização. Convidativo, para que seus clientes se interessem pelo seu app e de fácil associação para que os consumidores entendam logo de cara do que se trata, no nosso caso, mobilidade urbana.
O nome do seu app pode ser dividido em Regional, quando usa-se um termo da sua cidade e/ou região para nomear a ferramenta, por exemplo “Vou de Táxi”, “me leva aí”, “Partiu”. Também pode ser um termo misturando alguns termos da mobilidade com “app” ou Moto ou carro, por exemplo “Motoapp”, “Mobcar”, além de poder misturar com a sua cidade, como “Moto SP”.
O próximo passo é entendermos que dois aplicativos não podem ter o mesmo nome, além de aumentar a dificuldade em achá-lo, pode acarretar no cancelamento da sua marca, então é importante pesquisar aquele nome que você gostou, quanto mais genérico, mais possível de já estar sendo usado, então pensa bem nesse nome, hein?!
Em seguida, para cair na aceitação do público, a parte gráfica da marca precisa condizer com as características do app, como por exemplo as cores marcantes da sua cidade de atuação, talvez as cores favoritas do proprietário ou simplesmente as cores que assimilam a transporte (amarelo e preto), velocidade (vermelho), etc.
É de suma importância que, além do nome ser único, precisa ser convidativo! Como um termo usado em sua cidade e, logo de cara, as pessoas se interessem e possam encaixar facilmente nas suas frases, como por exemplo, “Eu vou pegar um Uber”, “eu vou de 99”. Essa relação simbólica do cliente com o aplicativo é que o dá vida a ele, criando e melhorando uma relação. Depois disso é só você focar em fazer com que as pessoas usem esses termos no dia-a-dia para que buscar seu app seja algo tão natural quanto falar sobre ele.
Essas foram as nossas dicas para o desenvolvimento da sua marca, já tem uma marca? Manda no nosso Instagram pelas mensagens. Ainda não tem? Consulte nosso setor comercial e veja nossos preços para desenvolvermos sua marca.