5 dicas infalíveis na hora de lançar o seu aplicativo de mobilidade
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5 dicas infalíveis na hora de lançar o seu aplicativo de mobilidade

1 – Tudo começa por um bom nome!

Não adianta você preparar a melhor campanha de lançamento do mundo para o seu aplicativo e no dia D, os usuário não encontrarem o seu app para baixar nos Apps Stores. Tudo começa por um bom nome.

Uma das maiores dificuldades para novos aplicativos é serem bem rankeados nas buscas das lojas de download, isso porque, por se tratar de um novo app, os algoritmos de busca ainda não apresentam resultados satisfatórios, já que seu aplicativo não possuí nem muitos downloads e nem comentários. Uma forma de driblar isso é pensar em nomes únicos, fáceis de pronunciar e de escrever. Não adianta você pensar no melhor nome em inglês, por exemplo, e ninguém buscá-lo da forma correta na Google Play.

Outro erro muito comum dos empreendedores, é tentar reproduzir nomes similares ao de empresas já populares, como a (Uber), por exemplo, visando confundir os usuários ou simplesmente atrair + downloads. Isso, além de poder gerar um processo judicial, pode dificultar a listagem do seu aplicativo na loja, já que o nome de outra empresa, por ser mais forte, irá aparecer primeiro.

2 – Foque nos motoristas

Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Esse dilema de causalidade é conhecido por muita gente, e ele se aplica muito bem também quando falamos de aplicativos no formato Marketplace (que conectam o cliente ao prestador de serviço), como no caso do seu Aplicativo de Mobilidade.

Muitos clientes nos perguntam qual  o segmento que devem focar primeiro o seu marketing: passageiros ou motoristas? Bem, o marketing deve ser voltado para ambos, claro, mas primeiro você precisa conquistar os motoristas, pois não adianta ter centenas de passageiros solicitando corridas sem ter nenhum motorista próximo, fazendo com que o usuário não volte mais a usar o seu app.

Outro fato importante a se considerar é que hoje,  devido a popularização de apps como Uber e 99, os motoristas têm contato diário com milhares de possíveis usuários do seu aplicativo, certo? Então nada melhor do que um marketing gratuito, o famoso “boca a boca” (indicação).

3 – Analise sua concorrência

Seja em um aplicativo de mobilidade ou em qualquer negócio, analisar a concorrência é sempre um dos principais pontos a seguir. No caso da Mobilidade Urbana, é importante entender principalmente as questões ligadas as tarifas que são cobradas por corrida aos passageiros e as taxas que são cobradas aos motoristas parceiros pelos seus concorrentes, de forma, a tentar oferecer valores mais competitivos e/ou também oferecer novos serviços que a sua concorrência não tenha.

4 – Expanda com calma

Um erro muito comum de diversos empreendedores que querem montar seu aplicativo de mobilidade é querer disponibilizar seu app em diversas cidades ao mesmo tempo. Não que pensar grande seja ruim. Não, não é esse o caso. Mas deve-se lembrar que não se pode abraçar o mundo. É preciso ter estratégia, cautela e entender o mercado local (suas demandas, seus prós e contras, o que os concorrentes estão fazendo, seus acertos, erros) e o seu primeiro app (regional/cidade) como case (base) e tirar dali, o aprendizado (o que sim, o que não e o que nunca). 

5 – Forneça suporte aos seus usuários

Você criou seu aplicativo, tem uma cartela interessante de motoristas e usuários, mas não tem suporte (redes sociais, WhatsApp, Telegram, e-mail). O que acontece? Há um ruído de comunicação. Seu passageiro e/ou motoristas não conseguem contactar sua equipe para sanar algum problema. Por isso, é importante ficar atento a isso. Contrate uma equipe ou uma agência para cuidar dos seus canais de atendimento; manter um prazo de tempo de respostas (de até 3o minutos, máximo 1h); ser cordial no contato e resolver a dúvida, problema e/ou reclamação, o mais rápido possível. Isso gera muitos feedbacks positivos para a sua empresa, além de fidelizar aquele usuário. 

Uma pesquisa realizada com usuários de todo o Brasil, afirma que 32% dos consumidores esperam serem respondidos no prazo máximo de 30 minutos, enquanto 42% desejam ser atendidos em até 1h. 


Agora que você já sabe essas 5 dicas infalíveis, está na hora de pôr em prática. Depois, conte pra gente o que achou 😉 

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