3 métricas importantes para medir o sucesso do seu negócio.
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3 métricas importantes para medir o sucesso do seu negócio.

Você sabe mesmo como medir o sucesso do seu negócio? Conheça agora os principais indicadores.

 

Nós já tratamos da importância de uma marca, gestão de serviços e como o marketing digital pode alavancar o seu negócio aqui no blog. Agora tratamos de gestão financeira e sobre os indicadores aos quais você como empreendedor – ou futuro empreendedor – precisam ficar atentos. Não medimos nosso sucesso apenas pelos números de seguidores em redes sociais, tampouco pelo número de curtidas em um post. 

Fazer a Gestão Financeira de um negócio não é super fácil, mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças. Principalmente pelo fato de nenhum negócio sobreviver por muito tempo sem um método de controle de finanças.

Alguns dos indicadores importantíssimos para mensurar seu sucesso são o LTV, CAC e o ROI.

 Um grande aliado para que seu negócio seja verdadeiramente rentável é o LTV – uma sigla do inglês para Life Time Value, o Valor de Tempo de Vida em português. Ele é o valor que indica o que um cliente retorna ao longo do tempo. Faz muita diferença para serviços por assinatura  ou SaaS. Para um negócio de aplicativo de mobilidade, esse cálculo é valiosíssimo por ser um negócio com demanda de muitos clientes recorrentes, com ele você pode justificar o valor do seu investimento em marketing. O cálculo é:

Multiplicar o valor médio de suas vendas (ticket médio) x A repetição média das vendas anuais (número de mensalidades)

Depois multiplicar esse valor pela média de anos de relacionamento com seus clientes. O resultado é o seu LTV.

Cálculo da métrica LTV
Lembra que quanto maior o LTV, melhor pra você.

 

O CAC – Customer Acquisition Cost – ou Custo de Aquisição de Cliente – serve para dizer quanto sua empresa gasta em média para adquirir um cliente. Bem, como isso vai me ajudar? 

Ao coletar essas informações, de quanto você gasta em campanhas on e offline, vai ser possível entender se você está tendo um bom retorno, se você precisa investir mais ou menos, em que canal e de que forma. Você pode fazer o cálculo  da seguinte forma:

Custo de investimento em marketing + Custo de investimento em vendas / pelo número de clientes = CAC

Cálculo da métrica CAC

Realizando este levantamento regularmente, vai ser muito mais fácil de bater suas metas. O ideal é que o valor do CAC seja menor que o valor do LTV, já que dessa forma é possível ter a média de quanto cada cliente seu vai gastar com seu serviço durante a vida deste.

 

Já o ROI é Return On Investment, ou Retorno Sobre Investimento. Esse também é um dos principais indicadores de sucesso do seu projeto. Com ele é possível saber quanto dinheiro sua empresa está ganhando ou perdendo, usando como base o total investido pela empresa, e não apenas na prospecção dos clientes. Aqui você inclui os valores fixos e variáveis, impostos, treinamentos, campanhas, etc. Tudo que for investido ao longo do seu negócio. O cálculo é o seguinte:

Subtrair o custo de investimento do ganho obtido e dividir o resultado pelo custo de investimento, multiplicando-o  por 100 (pois é sempre em porcentagem).

(Custo Inv. – Ganho Obt.) / Custo de Inv. X 100 = ROI

Cálculo da métrica ROI

E aí, anotou tudinho?

Tendo paciência, mais com um objetivo e uma meta estabelecida, suas empreitadas e campanhas vão apresentando resultado, e caso esse não seja resultado, ao realizar esses cálculos regularmente você pode sempre adaptar suas estratégias. Não desista de uma boa estratégia apenas por não ver um resultado imediato, não tem segredo e as coisas precisam criar um ritmo pra engatar de verdade.

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