A startup brasileira que chegou em 2011 e agora domina o mercado de maneira ousada e criativa.
A plataforma do iFood, hoje em dia, é a líder no setor de delivery no Brasil. Segundo a ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – em 2018 a empresa movimentou R$ 11 bilhões no país. E por isso, pode ser considerada totalmente consolidada, mas não foi sempre assim.
Como a empresa chegou a esse ponto?
Informações disponibilizadas pela empresa apontam que no início do empreendimento, era chamada Disk Cook, e oferecia um serviço de entrega de comida, com pedidos feitos pelo telefone, através de um cardápio em forma de guia impresso. A empresa funcionou nesse modelo de central de atendimento por 14 anos, até migrar para o ambiente digital.
Importante destacar que essa migração se desenrolou da realização da marca de suas limitações, e pela busca de melhorar a experiência de uso do serviço. O iFood está presente em mais de 200 cidades em todo o Brasil e seu aplicativo tem mais de 5 milhões de usuários ativos.
No ano de 2020 – que muitos especialistas consideram o ano do delivery por conta do crescimento que o setor teve durante a pandemia – a comodidade e segurança que a entrega de refeições oferece transformou a empresa em líder do setor de delivery, batendo um recorde de 2,5 milhões de pedidos em um dia.
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O QualiBest, o primeiro instituto de pesquisas online do Brasil, disponibiliza em seu site informações que comprovam que o iFood ainda é líder no setor de delivery no Brasil.
Em 2018, a quantidade de pessoas que não tinham instalado em seus celulares aplicativos de delivery era de 54%, e em 2020 esse número diminuiu para 28%. A comodidade , variedade e segurança oferecida por esse tipo de serviço tornou natural a sua utilização de forma corriqueira.
Da lista de empresas que oferecem delivery de alimentos, o iFood é a preferência de 75% dos consumidores, se mantendo à frente do Uber Eats e Rappi.
O que tornou a plataforma número um do país?
A partir de uma pesquisa realizada pela própria plataforma, de acompanhamento de suas métricas, o iFood percebeu o crescimento de pequenos e médios restaurantes. Com um crescimento de 29% entre maio e junho de 2019, e novamente no mesmo período de 2020 teve um crescimento maior ainda.
Aderindo ao seu catálogo uma enorme variedade de pratos oferecidos, agregando à sua lista de restaurantes parceiros, pequenos e médios estabelecimentos e variando também o valor dos pratos pedidos, a empresa também ampliou o consumo.
Ainda se atentando à suas métricas e informações que a própria plataforma fornece, o iFood identificou a lógica de consumo de seus usuários, definindo o horário de pedidos e fazendo proveito dessas informações para aumentar o consumo em horários específicos.
O acompanhamento constante da dinâmica da empresa permitiu que os problemas dos clientes fossem resolvidos de forma mais eficaz, além de permitir que a plataforma continuasse a ser a número um do país.
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Estratégia adotada pela marca
A estratégia adotada pelo iFood vai muito além do aspecto logístico de realizar uma entrega. Demonstrando através de pesquisas e melhorias constantes no serviço oferecido a marca evidencia a importância do cliente. Junto aos preços variados e amplo cardápio, se torna sinônimo de delivery na mente e corações dos brasileiros.
É importante frisar “coração dos brasileiros” pelo fato de a marca desenvolver um laço emocional com seus usuários, fidelizando-os. Além da boa experiência dentro da plataforma, nas redes sociais, o iFood também vende sua identidade enquanto negócio.
Com grande investimento em ações de marketing divertidas, despojadas e que proporcionam identificações com seu público. Além de grandes parcerias com famosos.
Isso de forma alguma significa que apenas com atrelar sua marca a uma atriz ou outra assegurou seu lugar definitivo como líder no setor de delivery, pois uma das melhores ferramentas para o encantamento do público da empresa é sua constância e identidade bem definida.
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