Sou motorista de aplicativo, então quem paga o pedágio?
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Sou motorista de aplicativo, então quem paga o pedágio?

Quem paga pedágio durante a viagem? Cliente, motorista ou aplicativo?

 

Como motorista ou dono de aplicativo de mobilidade, talvez você já tenha se perguntado quanto ao pagamento de pedágios durante as viagens com passageiros. Isso é normal, e mesmo com tantos anos de funcionamento, até motoristas e usuários da Uber também têm essa dúvida.

 

Segundo análise realizada pelo Estradas.com, – portal que fornece informações e atualizações relevantes sobre rodovias do país – o Brasil tem um total de 7% de rodovias que cobram pedágio. E segundo a ARTESP, apenas em São Paulo, são 8.401 quilômetros distribuídos e pedagiados por 20 concessionárias, proporcionando R$ 1,04 bilhão em investimentos em obras e manutenções e R$ 134 milhões em repasses.

São mais de 8.401 de quilômetros pedagiados apenas em São Paulo.

Leia mais: Como elaborar uma cartilha de conduta: as melhores práticas para motoristas de aplicativo

É importante saber como o pedágio funciona de fato, porque mesmo que muitas pessoas conheçam o termo ou já tenham passado por uma cabine de cobrança ou outra, poucos entendem a importância desse serviço e pelo que estão realmente pagando. Conhecendo mais sobre o assunto, podemos entender e até sanar as dúvidas de terceiros. Dessa forma, todos que trabalham com mobilidade urbana podem oferecer o melhor serviço possível e evitar possíveis constrangimentos.

Considerando a extensão do Brasil, o pedágio também pode ser pago dentro de um mesmo estado além dos que são pagos ao passar de um estado para outro. Diferente do que muitos pensam, as cabines de cobrança de pedágio não são administradas pelo governo e pelo poder público. Na verdade elas são administradas por concessionárias (empresas privadas), que através do processo de privatização e  licitações são responsáveis pela manutenção das estradas. 

A cobrança de pedágio ocorre por que, apesar da importância de manter essas estradas e rodovias em boas condições, o alto gasto de sua manutenção e a oferta outros serviços ainda é menor que a necessidade de alocar fundos para saúde e educação, por exemplo. Além da sua margem de lucro, essas concessionárias têm a responsabilidade contratual de alocar o valor das tarifas arrecadadas nas cabines de cobrança para serviços como:

  • Atendimento médico de urgência e primeiros socorros
  • Guinchos e telefones para situações de emergência
  • Asfalto adequado, sinalização apropriada e segurança nas estradas e rodovias

Mas e a arrecadação?

Em relação a motoristas de aplicativo e carros de passeio, a cobrança é feita com uma tarifa de valor fixo, que é calculada a partir do conceito de tarifa quilométrica, que determina o valor que as concessionárias podem ou não cobrar.

E mesmo que em uma rodovia o motorista precise passar por mais de um pedágio, isso não significa um aumento de valor, mas sim que em cada cabine de cobrança, ele pague uma fração do valor fixo total. Dessa forma, o cálculo sempre é proporcional à quilometragem rodada.

Através de concessões e privatizações, as empresas contempladas tem a responsabilidade de oferecer serviços emergenciais.

Leia mais: Estruture metas para o seu negócio

Quem paga o pedágio durante a viagem?

Continuar a busca por informação e conhecimento é o que torna o dia a dia mais prático, não importa se você é um usuário do serviço, um profissional ou até mesmo um empreendedor e dono de aplicativo de mobilidade. Essa busca constante traz grandes benefícios para todos dentro dessa cadeia de serviço, e saber quem paga o pedágio durante as corridas feitas por aplicativo não poderia ser diferente.

Imagina o constrangimento de, no meio de uma corrida, motorista e cliente se questionarem sobre quem paga o que, e ao fim de tudo, estarem completamente errados. Já imaginou?

Após o sucesso do serviço prestado pela Uber e a iniciativa por parte de empreendedores, esse modelo de negócio foi usado como base e subsequentemente adaptado para as mais diversas realidades em diferentes estados do país. Dessa forma, aplicativos – como os nossos parceiros – seguem diretrizes semelhantes às da Uber e 99. 

Agora chegamos na resposta da pergunta que não quer calar. Durante as corridas de aplicativo, o cliente/usuário não deve ser pedido pelo motorista para pagar o pedágio. O pagamento é feito a partir do aplicativo, diretamente do celular do motorista. Recebendo e aceitando um chamado de corrida através do aplicativo, e caso em algum ponto do trajeto estiver uma cabine de cobrança de pedágio, o valor desse pedágio é levado em consideração, e é automaticamente adicionado ao valor que deve ser pago no encerramento da corrida. Tendo aceitado o chamado do aplicativo, a rota ideal é selecionada, mas durante o percurso, o sistema de GPS pode re-calcular de acordo com a preferência do cliente.

Ou seja, o próprio sistema que mapeia o percurso para o motorista e cliente, também mapeia as cabines de pedágio, identifica o valor a ser pago e reembolsa esse mesmo valor ao motorista no fim de cada corrida. Então mesmo que o motorista de aplicativo pague o pedágio do próprio bolso, ainda assim, no fim não sai com prejuízos. 

A melhor forma de trabalhar é aquela que ofereça o máximo de conforto possível para todos os envolvidos, e conhecendo mais sobre o sistema de pagamento do pedágio, constrangimentos durante as viagens e insatisfação com o trabalho ou o serviço são evitados e minimizados. 

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A MobApps é uma empresa especializada em mobilidade que fornece uma plataforma e aplicativos customizáveis, e enxerga o serviço de delivery de compra de supermercado como uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro e inovar.

Contando com um setor de Marketing especializado no suporte e desenvolvimento das estratégias de comunicação dos nossos clientes, do planejamento até à mensuração dos resultados, com o propósito de ajudar o seu crescimento.

Se você também é empreendedor e percebeu essa grande oportunidade que é o universo de entregas, não espere. Entre em contato com nossa equipe e resolva todas as suas dúvidas. O futuro te espera. 

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