Conheça as 4 melhores empresas de entregas para e-commerce
Cropped image of woman inputting card information and key on phone or laptop while shopping online.
Início » Conheça as 4 melhores empresas de entregas para e-commerce

Conheça as 4 melhores empresas de entregas para e-commerce

Atuar no e-commerce tem alguns desafios e o maior deles gira em torno das entregas. Afinal, uma venda online não se concretiza até que o cliente receba o seu produto.

Dentro das etapas de venda online, muitas são importantes, como a pesquisa, experiência de compra, o atendimento pós venda e a pesquisa de satisfação. 

No entanto, mesmo todo esse processo sendo perfeito, se a entrega não respeitar prazos ou condições, tudo vai por água abaixo. 

A entrega pode influenciar significativamente a impressão do consumidor em relação à empresa. É necessário pensar na venda, não apenas da perspectiva do produto, mas de toda a experiência do cliente e isso perpassa a entrega eficiente.

A concorrência também tornou os clientes mais exigentes e, diante de tantas possibilidades, eles têm a chance de escolher aquele que oferecer maior eficiência de entrega.

Até aqui já deu para perceber o quão importante é fazer a escolha certa da sua empresa de entrega, não é?

Se você tem dúvidas quanto à transportadora, continue lendo esse artigo aqui no blog da MOB Apps, para saber como escolher com assertividade.

Esperamos ajudar com a logística da  sua loja virtual!

Leia mais: Last mile: Entenda o que é

O que é uma transportadora para e-commerce

Vamos começar do início. Uma transportadora é a empresa responsável por fazer a ponte entre a loja ou empresa e o cliente, que pode ser físico ou jurídico. 

Ela coleta o produto na empresa vendedora e entrega no cliente final, usando para isso, diversas modalidades de transporte como aéreo, terrestre, marítimo e, já nas localidades de entrega, diversas rotas e meios de transporte que podem ser desde frotas próprias até os aplicativos de mobilidade, por exemplo.

Transportadoras X Correios

Há algum tempo, o maior entregador de cargas do Brasil eram os Correios. No entanto, atualmente, várias outras empresas de transporte estão se consolidando no mercado, o que é muito bom, haja vista que o volume de compras online cresceu exponencialmente depois da pandemia.

Essa escolha, portanto, deve levar alguns pontos em consideração.

Custo do frete

Os custos dos Correios normalmente são competitivos, haja vista que há tipos de entrega mais baratas, sobretudo as que não têm urgência. As empresas podem fazer contratos com os correios para obter tarifas melhores, por exemplo.

No caso das transportadoras, o custo vai ficando menor à medida que a quantidade de entregas aumenta, o que funciona melhor para empresas maiores e já consolidadas.

Prazo de entrega

Nesse quesito, as transportadoras oferecem vantagem até sobre entregas expressas dos correios como SEDEX e SEDEX 10. 

Confiabilidade

Com relação à confiabilidade, os Correios podem ter vantagem, especialmente quando não se conhece a reputação da transportadora independente. 

No caso dos Correios, a taxa de aproveitamento é alta, com pequeno número de extravios ou avarias.

Abrangência

Os Correios têm um serviço de abrangência nacional, por isso, cidades pequenas ou no interior já são atendidas pela estatal e, por isso, se torna mais fácil realizar as entregas nessas localidades.

No caso das transportadoras, é necessário pesquisar a área de abrangência.

Estabilidade do serviço

Você deve lembrar de algum momento em que uma greve nos Correios atrasou a vida de muita gente, não é?

Nesse caso, as transportadoras estão em vantagem.

Após especificar essas duas formas mais abrangentes de entrega, vamos explicar os tipos de entrega praticados.

Tipos de entrega e transportadoras para e-commerce

Correios

Falamos um pouco desse serviço no tópico anterior, mas é uma empresa estatal com grande abrangência nacional e com diversos tipos de entrega, como PAC, PAC Mini, SEDEX, SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje.

Expressa

São as empresas que fazem a entrega imediata, específico para cargas que têm prazo muito curto, por exemplo:

Same day delivery (feitas no mesmo dia);

Next day delivery (realizadas no dia seguinte);

Super express delivery (efetuadas algumas horas após conclusão do pedido).

Essas entregas normalmente têm custo mais elevado.

Transporte rodoviário

O tipo de entrega mais usado no país, que permite carregamentos mais pesados e com grandes quantidades de mercadoria.

Couriers

Normalmente são as que realizam entregas rápidas, com preços de frete mais baixos. Não têm tantas restrições quanto ao tamanho e peso das cargas.

Especializada

Essa modalidade respeita o tipo de produto a ser enviado como, por exemplo, os medicamentos. Normalmente contam com equipe e veículos especializados, além de embalagens específicas.

Social delivery

Ainda não muito difundido no Brasil é feito por entregadores autônomos que podem utilizar diversos meios de transporte tipos os aplicativos de mobilidade tipo Uber, por exemplo.

Internacional

Existem transportadoras que providenciam a entrega em outros países levando em consideração detalhes importantes como legislação e impostos do país de destino, peso e dimensão dos produtos e quaisquer proibições existentes em relação aos produtos.

Por isso, é necessário que seja uma transportadora especializada.

Pick up store, pick up point e locker

São modalidades de envio, não necessariamente um tipo de transportadora. Funcionam com retirada e não entrega, conforme explicamos a seguir:

Pick up store: são as unidades físicas de uma empresa;

Pick up point: espaço em que o cliente pode retirar o pedido e, normalmente, são lojas parceiras;

Locker: armário para o qual o consumidor recebe um acesso para pegar o seu pedido.

Dropshipping e Crossdocking

São modelos de entrega. O primeiro é um acordo entre lojista e fornecedor, que fica responsável pelo armazenamento e envio do pedido. Já no crossdocking as encomendas são recebidas por um centro de distribuição, para serem enviadas ao consumidor final.

Como escolher a empresa de entregas para e-commerce

Depois de entender os tipos de entrega possíveis, é hora de saber que pontos avaliar para escolher a empresa de e-commerce para a sua loja virtual. 

Listamos alguns pontos a serem avaliados.

Reputação

É importante buscar informações sobre as empresas de transporte, tanto entre empresários que utilizam os serviços quanto em empresas de reclamações, como o Reclame Aqui, por exemplo.

Políticas para danos e extravios de mercadorias

É importante ter isso acordado porque danos e extravios podem ocorrer. Entender quais são os procedimentos da empresa em relação ao processo e a quem são direcionados custos oriundos dessas questões também é muito importante.

Abrangência

É importante casar a cobertura da empresa transportadora com a sua necessidade. Em que estados ou regiões estão a maior parte de seus clientes? A empresa de entrega cobre essas regiões?

É possível que você precise de mais de uma, a depender dos locais para onde você vende.

Valores praticados

Os preços do frete podem causar a desistência de compra, por isso, os valores praticados pela empresa de entrega contam muito na sua escolha.

Lembre-se que o valor pode mudar por região, percurso, modalidade, tipo de carga, peso e tamanho do pacote, de forma que é importante fazer cotações para entender qual será melhor para o seu e-commerce.

Capacidade da frota

Esse quesito conta muito em momentos de alta nas vendas com, final de ano, black friday ou qualquer momento que o volume de vendas aumente. A empresa de entrega tem que poder atendê-lo a qualquer um desses momentos. 

Rastreamento

A possibilidade de rastreamento faz muita diferença, não apenas para os clientes finais, que querem receber o produto com agilidade quanto para as lojas virtuais que desejam se certificar que isso realmente vai acontecer.

A transportadora deve oferecer formas confiáveis e claras de acompanhar o andamento da entrega.

Integração com a sua loja virtual

Todo o resto não será possível se a plataforma que a transportadora utiliza não puder ser vinculada a do seu e-commerce. 

É importante entender que sistemas a empresa utiliza ou se ela tem outros meios de vínculo como os HUBs que conectam a loja à diversos meios de envio.

Quais são as melhores empresas de entrega para e-commerce então?

Além dos Correios, que tem toda a questão relacionada à ampla abrangência especialmente nos locais menores e distantes, como alguns pontos do interior e não pode ser desconsiderado, listamos as quatro melhores empresas de entrega para e-commerce.

  1. ASAP Log
  2. Azul Cargo Express
  3. B2Log
  4. Braspress

Conhece alguma dessas transportadoras? Sugerimos que comece as suas pesquisas por essas empresas. 

Existem ótimas opções de empresas de entrega no mercado e, com certeza, alguma delas irá atender perfeitamente à sua loja virtual. E ainda há a possibilidade de realizar entregas localmente com aplicativos de mobilidade como o Uber, a depender do seu tipo de negócio.

Este conteúdo conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre as transportadoras para e-commerce?

Com bastante pesquisa e conhecimento, tanto das suas necessidades quanto da capacidade da empresa de te atender, certamente você terá sucesso em suas entregas.

E se o que você deseja é empreender no negócio de frotas para uma empresa de entregas, saiba que a MOB Apps pode te ajudar.

A MobApps é especialista na criação de plataformas e apps customizados de mobilidade urbana que oferecem as melhores e mais soluções para as empresas de entregas.

Entre em contato agora mesmo com a equipe de atendimento da MobApps e comece a empreender agora, clicando aqui. Compartilhe esse artigo! 

Referências:

https://www.nuvemshop.com.br/blog/transportadora-ecommerce/
Deixe seu comentário

Siga-nos @mobappsbrasil

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Instagram

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Please note

This is a widgetized sidebar area and you can place any widget here, as you would with the classic WordPress sidebar.