Empreender é o sonho de muitas pessoas. E para alguns, o setor escolhido é o dos aplicativos de mobilidade tipo Uber.
A demanda por aplicativos de transporte e entrega é muito grande no Brasil. Estima-se que o mercado brasileiro seja o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o mercado dos Estados Unidos.
Por isso, empreender nessa área pode se tornar extremamente rentável, seja nas grandes cidades, seja nas pequenas cidades.
São muitos passos e planejamento intenso até que o aplicativo fique pronto e, depois que isso acontece, outras estratégias são necessárias para “botar o app na rua”.
Se você está nessa empreitada, acabou de desenvolver um aplicativo de mobilidade tipo o Uber, mas não sabe o que fazer em seguida, preparamos esse texto com dicas para iniciar a operação.
Continue conosco e saiba como lançar e promover o seu app.
Boa leitura!
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O que fazer quando o aplicativo de mobilidade fica pronto?
Como mencionamos, os primeiros passos da criação e desenvolvimento do aplicativo são intensos, haja vista que as maiores decisões são tomadas nessa fase.
Pesquisa de mercado, mapeamento de usuários, avaliação das tecnologias disponíveis, planejamento estratégico do negócio, criação de nome, logomarca, testes de usabilidade do próprio aplicativo, além do processo de criação e desenvolvimento da equipe de tecnologia responsável pelo seu projeto.
Essa última fase pode ser otimizada com a utilização de empresas, como a MobApps, que fornecem uma plataforma base para que os empreendedores façam a customização para o seu negócio.
Essa é uma opção muito mais ágil que permite que o dono do negócio foque em desenvolver outras atividades que permitirão que o aplicativo comece a rodar.
E que outros passos seriam esses?
Em princípio, são ações mais burocráticas que deixem o app mais redondo para começar a ser usado pelas pessoas.
- Definição das tarifas: é necessário fazer o mapeamento do mercado, entender a concorrência e os custos do negócio para que os valores estejam compatíveis e competitivos;
- Cadastro dos termos de uso do aplicativo: vale pesquisar em outros aplicativos ou se basear nos gigantes, tipo Uber. Lembrando que os termos de uso não são meramente burocráticos, sendo muito importante que sejam definidos com clareza e atenção para contemplar tudo que diz respeito à relação da empresa com os clientes e, nesse caso, também motoristas;
- Cadastro dos motoristas: nesse momento, o dono do aplicativo pode procurar motoristas de referência para convidá-los e que eles possam ser multiplicadores dessa chamada de parceiros de trabalho. Procurar associações de motoristas também pode ser interessante para atrair mais motoristas. No entanto, a divulgação adequada do app será responsável, também, por chamar a atenção deles e despertar o interesse em fazer parte do aplicativo.
- Teste de usabilidade: é interessante fazer um teste de usabilidade com um grupo de potenciais usuários. Após o feedback sobre o design, a funcionalidade e a experiência do app, é só corrigir os bugs e melhorar os pontos fracos.
Como divulgar e atrair passageiros e motoristas para o aplicativo de mobilidade?
Marketing
O marketing será um grande aliado para divulgar o seu app.
Redes sociais, mecanismos de busca e sites especializados farão parte da sua rotina de divulgação por meio do marketing digital. Aqui vale apostar tanto em divulgação orgânica quanto em campanhas de tráfego pago.
Nestas campanhas, você pode oferecer cupons de desconto e vantagens para as pessoas baixarem e se cadastrarem no aplicativo ou apenas informar sobre o lançamento, a depender da sua estratégia do momento.
Outras estratégias de marketing também são interessantes, confira a seguir.
– Dar incentivos para os primeiros usuários, como descontos, brindes ou recompensas. Assim, você pode atrair mais clientes e gerar marketing de referência (ou boca a boca);
– Firmar parcerias com motoristas e empresas de transporte. Os donos do aplicativo devem recrutar e treinar os motoristas que irão prestar o serviço, bem como firmar acordos com empresas de transporte que possam fornecer veículos e seguros;
– Firmar parcerias com estabelecimentos locais, em que os clientes possam obter vantagens ao, estando nesses estabelecimentos, usar o aplicativo. Isso serve também para festas em que, além de atrair os usuários através de uma promoção específica, também gera divulgação por meio dos canais da própria festa;
– Preparar um lançamento especial para o início da operação do aplicativo, com divulgação ampla e ofertas especiais;
– Fazer ações de panfletagem ou distribuição de brindes em locais de grande movimento.
– Informar as vantagens competitivas do seu aplicativo, como preços acessíveis, qualidade do serviço, segurança e facilidade de uso;
– Buscar parcerias com empresas que tenham maiores demandas de transporte e que possam gerar visibilidade para o aplicativo;
Ter uma sede fixa
Além de tudo isso, ter uma sede fixa na cidade pode auxiliar na hora de prestar suporte ou atendimento aos usuários de forma presencial. Sim, isso é um grande diferencial em comparação aos grandes aplicativos como a Uber.
Também destacamos que é importante acompanhar a experiência do usuário, monitorando a qualidade e o desempenho do serviço.
Criar indicadores e métricas de satisfação e estar atento para a agilidade na resolução de qualquer problema também é essencial. Assim como os benefícios geram avaliações positivas, os problemas podem causar estragos na reputação do app.
Conforme vimos ao longo do texto, após a criação do aplicativo de mobilidade tipo Uber, o trabalho segue em outras frentes, especialmente a de divulgação dos serviços.
Se a empresa contar com a MobApps para o desenvolvimento e customização do aplicativo, as preocupações nessa fase são muito menores, sobrando tempo e fôlego para pensar estratégias para o momento em que o aplicativo for lançado.
A MobApps é especialista na criação de plataformas e apps customizados de mobilidade urbana que oferecem as melhores soluções para as empresas de transporte e entregas.
Seguindo esses passos e contando com a MobApps, é possível criar um aplicativo de mobilidade que será um sucesso de mercado.
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Referências:
https://55content.com.br/machine-conecta/como-criar-um-aplicativo-de-transporte/