4 motivos para começar a investir em mobilidade urbana no Brasil.
Início » 4 motivos para começar a investir em mobilidade urbana no Brasil.

4 motivos para começar a investir em mobilidade urbana no Brasil.

A mobilidade urbana no Brasil sempre foi tema de debates entre setores de planejamento público. E esse tema segue em discussão no contexto social, pois assuntos como o transporte público e dificuldade de locomoção localizados nas grandes metrópoles do país estão em pauta atualmente.

Surgimento da mobilidade urbana no Brasil 

Para entendermos as dificuldades que a mobilidade no país enfrenta, precisamos relembrar o surgimento desse setor aqui.

Nos anos 50 os bondes e trens passaram a ser menos utilizados porque ocorreram a ampla aderência ao uso de automóveis, uma dependência que antes circulava apenas aos fins públicos se misturava com os meios particulares.

Gerando a dependência aos combustíveis fósseis, e a partir daí vieram uma supervalorização ao uso do carro e nos anos de 1960 mais vias passaram a ser construídas.

Com o aumento da população e excesso de automóveis nas vias, a falta de infraestrutura urbana adequada logo refletiu, perpetuando nos dias atuais. 

Acompanhando essas discussões e estudos de especialistas a respeito do futuro da mobilidade urbana no país resolvemos trazer os motivos para o investimento neste segmento, que aponta previsão de alta.

Com o passar dos anos e aumento da população a precariedade dos meios de transporte público acumularam e fizeram com que a população buscassem outros meios viáveis para a locomoção do dia a dia, sem que ocorram impactos negativos em seus horários e rotinas.

Neste artigo, vamos te contar 4 motivos para você empreender investindo em mobilidade urbana no Brasil. 

Continue conosco e tenha uma ótima leitura! 

1. Alta no setor de serviços  

Os setores de serviços onde estão incluídos o transporte, são os mais ativos no Brasil e continuam em expansão, fechando o ano de 2022 batendo recorde no país,concluindo com alta de 8,3%, tendo destaque na economia. 

Esses dados mostram que o setor vem alcançando visibilidade e trazendo lucro aos empresários desse segmento, esse mercado gira em torno de R$370 bilhões no Brasil, representando cerca de 12% do PIB. 

E as expectativas para o futuro são promissoras quando se trata de mobilidade urbana no Brasil. Fomentamos esses indicadores ao longo do texto. 

2. Cidades sem aplicativos de mobilidade 

É inegável que o Brasil alcançou grandes números de cidades com aplicativos para a mobilidade urbana a serviço da locomoção dos seus habitantes. No entanto, essa não é a realidade de todas as cidades e estados brasileiros, algumas localidades ainda não possuem esse recurso disponível para a sua otimização em mobilidade. 

Atualmente 50 cidades no país não contam com esse serviço de locomoção, entre elas uma das cidades mais populosas do Brasil, sendo  Araguaína (TO), contendo mais de 180 mil habitantes. Isso mostra que é possível a inserção de novos aplicativos de mobilidade nessas regiões. 

Leia mais: Quais cidades ainda não possuem Uber no Brasil? – MobApps – Blog

3. Brasileiros não pretendem investir em carro próprio

Como já citamos anteriormente, 49% dos brasileiros não pretendem investir em um veículo próprio para locomoção e isso acontece por vários motivos, porém um dos principais é o alto custo para a manutenção do automóvel. 

Fazendo com que eles optem por usar aplicativos de mobilidade urbana, já que usufruem do mesmo conforto e praticidade. 

Além disso, os carros por aplicativo aparecem em 69% como alternativa de transporte para os brasileiros que não possuem carro. Por isso, a demanda de procura por investimento em mobilidade deve continuar em crescimento.

4. Parcerias com estabelecimentos locais

Um investidor de mobilidade urbana deve estar atento às mudanças que estão ocorrendo no setor. Uma delas são os serviços de assinatura, essa estratégia pode ajudar bastante o proprietário da frota e condutor parceiro. 

Para maior visibilidade do seu app, as parcerias com o comércio sendo ele regional ou local são ótimas opções, a exemplo de supermercado, gerando  uma troca de serviços.

Os clientes que necessitam de um veículo para levar suas compras até sua residência já terão uma frota de veículos disponíveis para esse transporte com a indicação desse estabelecimento. 

E os donos do app podem oferecer um valor X em cima do lucro dessa parceria, assim os dois recebem benefícios. Além desse exemplos, outras opções podem ser levadas em consideração ou adição a alguma existente, é preciso observar os estabelecimentos da sua localidade e analisar o melhor negócio para sua frota.  

Esperamos que agora você já esteja mais seguro para começar a investir em mobilidade urbana no Brasil.  E se para além das dicas você quiser saber mais sobre outros tópicos de mobilidade, continue no blog. 

Lembrando que a MobApps pode te ajudar na criação da sua frota. Somos especialistas na criação de plataformas e apps customizados de mobilidade urbana que oferecem as melhores soluções para as empresas de transporte e entregas. 

Quer conversar com a nossa equipe comercial e fechar negócio com a gente? Clique aqui e fale diretamente com a nossa equipe. 

Gostou? Compartilha esse artigo!  

Referências: 

https://garagem360.com.br/pesquisa-diz-de-62-dos-brasileiros-preferem-por-transporte-por-app-a-proprio-carro/

https://exame.com/economia/setor-de-servicos-atinge-patamar-recorde-e-fecha-2022-com-alta-de-83/

 

Deixe seu comentário

Siga-nos @mobappsbrasil

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Instagram

Cannot call API for app 591315618393932 on behalf of user 4737771742954646

Please note

This is a widgetized sidebar area and you can place any widget here, as you would with the classic WordPress sidebar.