As promoções são estratégias de marketing que visam aumentar as vendas de um produto ou serviço por meio da oferta de vantagens aos consumidores.
Descontos, brindes, sorteios ou condições especiais de pagamento fazem parte da estratégia que se baseia em gatilhos mentais para gerar a necessidade do consumo do serviço.
Dessa forma, é possível atrair novos clientes, fidelizar os clientes que já fazem parte da carteira, aumentar a visibilidade e percepção positiva da empresa, criar vantagens competitivas em relação à concorrência, além de estimular a recomendação do serviço, gerando a famosa propaganda boca a boca.
Essa estratégia funciona muito bem para as empresas que trabalham com produtos, mas é muito eficaz para quem oferece serviço, como os aplicativos de mobilidade tipo Uber.
Nestes casos, os cupons promocionais ou cupons de desconto são um recurso eficaz para impulsionar a contratação das corridas pelo app e fortalecer o relacionamento com os clientes.
No entanto, é uma estratégia e por isso deve ser pensada de forma coerente e planejada para não causar danos em vez de contribuir com a lucratividade.
Uma promoção mal pensada ou sem estratégia pode banalizar a marca ou prejudicar a margem de lucro e isso é exatamente o contrário do que se pretende ao realizar uma ação como essa.
Neste texto, iremos explicar tudo sobre os cupons e códigos promocionais para você. Continue lendo e fique por dentro dessa estratégia.
Leia mais: Uber balada. Essa estratégia é válida para você movimentar o seu número de corridas?
O que são os cupons e códigos promocionais?
Os cupons de desconto para aplicativos de mobilidade tipo Uber são códigos promocionais que oferecem benefícios aos passageiros.
Eles são usados para reduzir o valor das corridas e, assim, captar mais clientes. A ideia também é aumentar a fidelidade daqueles que já são usuários, mas estão sempre em busca do melhor preço e podem migrar facilmente para a concorrência caso encontre valor menor.
São uma ótima forma de divulgação porque, além de escolher a empresa para sua própria corrida, normalmente, o usuário indica e divulga a promoção para seus amigos e familiares que usam esse tipo de serviço.
Como falado antes, os cupons são uma estratégia de marketing com finalidade de ampliar a visibilidade e o faturamento.
Para oferecer o desconto, é simples, basta divulgar um código para inserir no aplicativo no momento da contratação da corrida.
O usuário inclui o código no momento do pagamento e paga já com o desconto através da forma de pagamento escolhida.
Quando disponibilizar cupons de desconto?
Oferecer um cupom não é uma atitude aleatória, é preciso calcular o momento correto de usar essa estratégia, como alavancar os resultados e como aferir os resultados dessa campanha.
Portanto, é importante pensar bem a ocasião e momento certos para disponibilizar o cupom. Há algumas ocasiões comuns para os aplicativos oferecerem cupons de desconto, mas isso não é regra, cada empresa pode definir o seu próprio momento.
Confira algumas situações em que pode ser interessante ofertar o desconto.
Primeira Corrida
Esse é um incentivo muito interessante para atrair novos passageiros para o seu app de mobilidade. Muitas vezes, a pessoa baixa o aplicativo e não começa a usar de imediato, portanto, oferecer o cupom desconto para a primeira corrida vai ajudá-lo a escolher o app.
Em alguns casos, é possível oferecer a quem indicou o app, além de quem inicia o uso.
Dessa forma, ambos ganham e o aplicativo mais ainda porque além das corridas geradas, a divulgação também acontece de forma espontânea.
Reativação de clientes
Há casos em que as pessoas param de usar por um tempo e isso não é nada bom para seu aplicativo.
Isso pode indicar que ela está usando os serviços de outra empresa ou até mesmo que ela pode ter desinstalado o app.
Portanto, resgatar esses clientes pode ser tarefa mais fácil quando se oferta alguma vantagem e é aí que entra o cupom de desconto. Basta identificar os clientes que estão sem usar há alguns dias e enviar a eles a notificação da oferta.
Premiação para clientes ativos
Os cliente mais ativos também merecem ser reconhecidos e uma forma de fazer isso é oferecendo o cupom de desconto como um prêmio pela fidelidade e preferência.
Inclusive, você pode fazer isso criando uma meta, algo como um cartão de fidelidade. Se a pessoa faz um número X de corridas, ganha um cupom, por exemplo.
Eventos
Eventos como shows, congressos, feiras e eventos de grande público, em geral, são ótimas formas de garantir novos clientes a partir de parcerias.
Neste caso, o aplicativo oferece descontos para as pessoas que estiverem participando dos eventos, garantindo dupla divulgação e enriquecendo a base de clientes.
Feriados
Especialmente em momentos de grande movimento, como Natal e outras ocasiões em cidades turísticas, por exemplo, é muito importante estar presente com alguma ação.
Ainda que o movimento já exista, esse pode ser um momento para alavancar ainda mais as corridas, estimulando o uso do aplicativo.
Dessa forma, é interessante fazer uma ação com cupom de desconto para a ocasião, reforçando que é apenas durante a data comemorativa.
Divulgue os cupons de códigos promocionais do seu aplicativo de mobilidade tipo Uber
Uma dúvida dos donos de aplicativo é sobre como fazer a divulgação. Antes de tudo, é importante ter em mente algumas coisas.
A primeira é sobre uma ideia no marketing, que são os gatilhos emocionais. Normalmente, são técnicas e formas de expressar uma ideia que provocam sentimentos e geram a força de ação para a pessoa adquirir um produto ou serviço.
Não vamos estender esse assunto, mas alguns gatilhos são especialmente interessantes para serem explorados na divulgação dos cupons.
- Urgência: quando o cupom de desconto tem momento – normalmente curto – para expirar;
- Escassez: quando não há muitos cupons disponíveis;
- Prova social: quando alguém que já usou dá o testemunho sobre o serviço.
Portanto, na comunicação a ser feita com os clientes, é importante gerar esse senso de urgência da compra, para que ele nem tenha muito o que pensar, só aproveitar a oferta.
Dito isso, é importante fazer uma ampla divulgação, usando vários canais para que você atinja seu objetivo de aumentar a solicitação de corridas pelo app.
Trouxemos algumas dicas de canais de divulgação para o momento em que for disponibilizar um cupom de desconto.
Notificações pelo app
A empresa pode aproveitar e enviar pelo próprio aplicativo as informações da promoção. Isso é feito por muitos apps tanto de alimentação quanto de vendas, em geral.
Neste caso, quem já é cliente pode receber a notificação e aproveitar.
Redes Sociais
Não há como pensar em divulgação hoje e esquecer as redes sociais. A empresa, através das publicações nas redes pode segmentar o público que deseja alcançar, escolhendo regiões específicas, por exemplo.
O Instagram é uma rede muito interessante, assim como o Facebook para a divulgação dos apps e, claro, dos descontos especiais.
Flyers
Em locais movimentados em que as pessoas costumam transitar, essa é uma boa opção para sua divulgação.
Além disso, é uma forma simples, que complementa as ações online e até mesmo os motoristas podem distribuir.
Empresas especializadas em cupom
Existe empresas que são especializadas em reunir cupons de diversas outras, normalmente por meio de parcerias.
É possível aproveitar esse tipo de divulgação também, assim como acompanhar os resultados.
Ao longo do texto, pudemos explorar as vantagens e especificidades da oferta de cupons para as empresas e aplicativos de transporte e mobilidade tipo Uber.
São alternativas muito interessantes para quem precisa alavancar o número de corridas e downloads do app, bem como fidelizar os clientes que já fazem parte da carteira.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que, em breve, seu app possa ter grandes resultados com a disponibilização dos cupons.
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Referências: