Que pontos avaliar na hora de escolher uma empresa para criar seu aplicativo?
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Que pontos avaliar na hora de escolher uma empresa para criar seu aplicativo?

O que São Paulo, San Francisco, Los Angeles, Nova Iorque e Londres têm em comum? Apenas essas cinco cidades juntas representam 25% do faturamento total da Uber, principal empresa de transporte por aplicativo do mundo.

Com um crescimento avassalador para um tipo de negócio tão ‘jovem’, a Uber segue inspirando outros aplicativos no Brasil e no mundo a iniciarem as suas operações.

Tanto nas grandes cidades quanto em municípios menores, outros aplicativos vêm sendo criados e obtendo sucesso com o público e os investidores.

No entanto, criar um aplicativo do zero é um processo caro e demorado, que requer alto conhecimento tecnológico em programação e design. 

Não são todos os empreendedores que dispõem desse conhecimento, nem mesmo dos altos valores necessários para contratar uma equipe especializada tanto em diagramação e programação quanto de design voltado para a experiência do usuário.

Além de tudo, os custos com servidores e manutenção dos aplicativos é um adicional que não podemos deixar de elencar. 

Considerando tudo isso, mais o tempo para desenvolver um software próprio, as dificuldades acabam por fazer alguns empreendedores desistirem da ideia.

No entanto, se esse é o seu sonho, se você tem o objetivo de criar um aplicativo, ainda há uma opção bastante interessante para fazer tudo isso de um jeito mais rápido e muito mais barato.

Estamos falando das empresas white label, que oferecem plataformas base para que as empresas “hospedem” os seus aplicativos, customizando-os.

O aplicativo funciona em uma base alugada, em que o aplicativo passa a funcionar após ser personalizado conforme o desejo da empresa e as funcionalidades requeridas.

Mas uma grande dúvida gira em torno de que empresa de white label escolher. Que critérios devem ser adotados para avaliar essas empresas?

É o que vamos responder ao longo desse texto, por isso te convidamos à leitura desse artigo com atenção.

Leia mais: O que eu preciso ter para criar um app tipo Uber?

Quais os critérios para escolher uma empresa white label para criar um aplicativo de transporte tipo Uber?

Conforme mencionamos, a criação de um software é algo complexo e normalmente muito dispendioso financeiramente, por isso, se você está pensando em criar um aplicativo de transporte tipo Uber, mas não tem tempo ou recursos para desenvolver o seu próprio software, uma opção é contratar uma empresa white label.

O que é uma empresa white label?

Uma empresa white label é aquela que oferece uma solução pronta e parcialmente personalizável, que você pode usar com a sua marca e o seu modelo de negócio.

Esses sistemas estão vinculados a uma empresa de tecnologia que faz o licenciamento de plataformas, no nosso caso, de transporte de passageiros.

Os desenvolvedores criam essa plataforma e as empresas usam essa base, tendo acesso a um painel de gestão que contempla cadastro de motoristas, definição de tarifas, entre outros.

O setor de tecnologia da empresa fica, então, responsável pelas atualizações e correções do aplicativo.

Mas como escolher a melhor empresa white label para o seu projeto? 

Primeiro de tudo, acreditamos que é importante focar nas empresas que já são especializadas na área, garantindo que tragam a expertise e a experiência de trabalhar com o setor. Essa bagagem pode ser muito interessante para os empreendedores no início das operações.

Aliado a isso, é importante avaliar o histórico e a capacidade da empresa, entendendo quantas corridas ela consegue realizar. E isso é importante para saber se a tecnologia suportará o crescimento do seu aplicativo.

Vamos organizar as nossas sugestões, para que você saiba o que analisar, confira a seguir.

Portfólio

Nesse quesito, é interessante observar quais são os clientes que a empresa atendeu/atende, os aplicativos que ela já desenvolveu e os resultados que ela (e os clientes) obteve (tiveram). Isso te ajudará a ter uma ideia da qualidade e da confiabilidade do serviço que ela oferece.

Funcionalidades e customização

O segundo critério é analisar as funcionalidades e a customização do aplicativo.  É importante observar se realmente atende às suas necessidades e expectativas. 

Essa empresa oferece as funcionalidades que seu app precisa, é compatível com os sistemas operacionais que pretende usar, permite a integração com outras ferramentas e plataformas, tem design atraente e intuitivo e permite a personalização da sua marca e do seu estilo? 

Guarda essas perguntas para fazer às empresas de tecnologia a serem pesquisadas.

Suporte e atualização

Avaliar o suporte e a atualização do aplicativo é fundamental. A empresa precisa oferecer um suporte técnico eficiente e ágil, com uma equipe qualificada e disponível para resolver eventuais problemas ou dúvidas. 

Perceba também se ela oferece treinamento e orientação para o uso do aplicativo, se ela garante a segurança e a proteção dos dados dos usuários e qual a frequência de atualizações. 

É importante escolher uma empresa que mantenha o aplicativo atualizado com as novas tendências e tecnologias. Só assim, será possível competir em um mercado cada vez mais disputado.

Mapas

Os fornecedores de mapas também são indicadores importantes para o gestor avaliar na hora de escolher uma empresa para criar o seu app tipo Uber. Afinal, muitos concorrentes não utilizam plataformas relevantes como o Google Maps. 

Vai investir no seu app de mobilidade urbana? Pergunte à empresa qual é o seu fornecedor de mapas, afinal, os condutores vão precisar utilizá-los tanto nas buscas de endereços quanto na roteirização em cada viagem. 

Vale ressaltar que o Google Maps é a melhor plataforma disponível no mercado e é utilizada nos principais aplicativos de mobilidade urbana como Uber, 99 e Lyft. 

Aqui na MobApps utilizamos o Google Maps, afinal, ele é o melhor oferecido pelo mercado. Afinal, muitos concorrentes não utilizam plataformas relevantes como o Google Maps.

Preço e condições

Não poderíamos deixar de considerar o preço. É importante que o contrato seja claro e que os prazos de pagamento sejam definidos antecipadamente, assim como cláusulas de fidelidade, por exemplo.

O custo benefício nesse caso envolve um valor que caiba no seu orçamento e a oferta de serviços que valham a pena, que agreguem o máximo ao seu app.

Para quem escolher empreender nesse ramo, essa é uma escolha que pode ser determinante para o sucesso do negócio.

Por isso, a nossa dica final é conhecer a MobApps. Somos especialistas em aplicativos de transporte e mobilidade urbana, o que permite que ofereçamos a melhor solução para o seu tipo de negócio de transporte ou entregas.

Temos aplicativos rodando em todos os estados brasileiros e até mesmo fora do país, já tendo atendido mais de 5,5 milhões de corridas com os apps que usam a nossa tecnologia. 

Que tal entrar nesse grupo que já movimentou mais de 50 milhões de reais em corridas em apenas 6 anos?

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como a MobApps vai te ajudar a ter um negócio de sucesso com um aplicativo de transporte tipo Uber.

Compartilhe essas dicas.

Referências:

https://blog.mobapps.com.br/2023/08/08/o-que-eu-preciso-ter-para-criar-um-app-tipo-uber/ 

https://55content.com.br/machine-conecta/como-criar-um-aplicativo-de-transporte/#:~:text=A%20melhor%20forma%20de%20criar,precisa%20para%20ter%20seu%20neg%C3%B3cio.

https://55content.com.br/machine-conecta/aplicativo-de-transporte-white-label-alugando-uma-plataforma-tipo-uber/

https://55content.com.br/machine-conecta/quanto-custa-criar-um-aplicativo-tipo-uber/#:~:text=A%20taxa%20de%20ades%C3%A3o%20para,%24%203.999%2C99%20na%20Machine.

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/

 

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