Com o avanço do transporte por aplicativo no Brasil e em todo o mundo, é natural que algumas pessoas vejam nesse tipo de serviço uma boa opção para empreender no país.
No entanto, nas grandes cidades, os aplicativos têm uma concorrência de peso entre os gigantes do setor: a Uber e a 99.
Mas e as demais regiões do país? Já foram exploradas?
Na realidade, estima-se que menos de 20% dos municípios brasileiros sejam atendidos pelos grandes aplicativos.
E aí reside uma boa oportunidade para quem deseja empreender no ramo.
Se esse é o seu caso, continue lendo esse artigo e entenda se é realmente vantajoso criar um app tipo Uber na sua cidade e como é o processo para efetivar esse sonho.
Leia mais: Que pontos avaliar na hora de escolher uma empresa para criar seu aplicativo?
Devo criar um aplicativo de mobilidade e transporte tipo Uber na minha cidade?
Como dissemos anteriormente, esse é um mercado em franco crescimento. A Uber não para de crescer e expandir os negócios e a 99, totalmente brasileira, foi a primeira startup brasileira a ser vendida por 1 bilhão de dólares para uma empresa chinesa.
De olho nesses números, outros aplicativos surgem, com a proposta de serem mais regionalizados ou apenas para mulheres, por exemplo.
No nosso caso, pensemos em um app regional. Qual seria a vantagem de criá-lo?
A vantagem de um app regional é que gastos e ganhos são compatíveis com a realidade local, isso permite que os custos de combustível, manutenção, tarifas e impostos sejam calculados com base nos valores praticados localmente.
Assim, as tarifas para os passageiros podem ser mais competitivas e os motoristas passam a ter ganhos mais volumosos.
Em cidades pequenas, as pessoas tendem a procurar os mesmos serviços com as mesmas pessoas por conta da confiança e geralmente desconfiam das big techs. Essa é outra lacuna que os apps regionais vêm preencher.
Também destacamos que a proximidade física entre o dono ou a dona do app e a população local é um grande ponto a favor, já que permite que as pessoas estejam mais conectadas, além de promover uma maior sensação de segurança.
Podem criar uma identidade visual de fácil assimilação e investir em outras formas de contato, como chamadas telefônicas, além da solicitação de corridas pelo próprio aplicativo.
O sucesso de um aplicativo depende do tamanho da cidade?
De imediato, já podemos dizer que não, mas depende da demanda que a cidade demonstra.
Por exemplo, uma cidade pequena com altos problemas de transporte e mobilidade está certamente carente de um serviço de aplicativo de mobilidade tipo Uber.
Muitas vezes, o transporte público é tão complexo – ou inexistente – quanto nas grandes cidades e as opções de transporte noturno são muito escassas e caras.
Nesses casos, a chegada de um aplicativo de mobilidade ajudaria a população nos deslocamentos pela cidade, sem o gasto excessivo com táxis comuns.
Como criar um app de mobilidade na minha cidade?
Para esse tipo de negócio, é possível abrir uma franquia, embora as maiores do setor não trabalhem com franqueamento.
Outra possibilidade é criar um aplicativo do zero, contratando programadores, designers e profissionais de mercado, cujo custo é altíssimo, a depender do porte da cidade, não vai compensar e você pode nem mesmo encontrar esses profissionais localmente, o que encarece ainda mais o projeto.
Mas não desanime que você pode ter um app de mobilidade e transporte tipo Uber na sua cidade por meio de empresas white label.
Essas empresas são detentoras de tecnologia que oferece um app de transporte pré-pronto, que pode ser licenciado para o aplicativo e customizado com as informações gerenciais que forem convenientes ao dono do app.
É possível definir cores, incluir a logomarca, nome do aplicativo, além de escolher as funções que deseja manter habilitadas. Além disso, o cadastro de motoristas e valores, por exemplo, são definidos pelo dono do app.
Dentre as maiores vantagens está o fato de a empresa não precisar se preocupar com questões técnicas, como correção de problemas, atualizações do sistema, fornecedores ou servidores para armazenamento de dados, focando na estratégia do negócio e deixando a parte tecnológica com a empresa white label.
Mas você deve estar se perguntando se o valor disso tudo não seria equiparado ao de construir um aplicativo e a resposta é não, o valor é infinitamente menor.
Geralmente, as empresas cobram uma taxa de adesão e mensalidade.
Aqui na MobApps, temos o melhor custo benefício, oferecendo um app completo por um preço abaixo do praticado no mercado. Oferecemos três tipos de plano para você escolher o que melhor atende ao momento da sua empresa.
Tudo isso sob a chancela de especialistas em aplicativos de transporte e mobilidade urbana, o que permite que ofereçamos a melhor solução para o seu tipo de negócio de transporte ou entregas.
Temos aplicativos rodando em todos os estados brasileiros e até mesmo fora do país, já tendo atendido mais de 5,5 milhões de corridas com os apps que usam a nossa tecnologia.
Que tal entrar nesse grupo que já movimentou mais de 50 milhões de reais em corridas em apenas 6 anos?
Entre em contato com a nossa equipe e saiba como a MobApps vai te ajudar a ter um negócio de sucesso com um aplicativo de transporte tipo Uber.
Referências:
https://fia.com.br/blog/white-label/