No coração de Santa Rita do Sapucaí, uma pequena cidade do sul de Minas Gerais com grande relevância no cenário tecnológico brasileiro, conhecida como o Vale da Eletrônica, uma revolução na mobilidade urbana e no transporte corporativo está em curso.
O protagonista dessa história é Edson Gonçalves Rodrigues, um motorista visionário que transformou as adversidades em oportunidades ao criar o Vale Driver, um aplicativo que desafia gigantes como Uber e 99 não somente em Santa Rita do Sapucaí, mas também em outros municípios do sul mineiro (já está presente em 26).
Leia também: Você tem uma frota de veículos e agora quer atender empresas? Saiba como ter o seu próprio app pode te ajudar
Vale Driver: uma jornada de empreendedorismo
Além de ser motorista em sua essência, Edson também é a personificação do espírito empreendedor.
Diante do domínio das grandes plataformas de transporte, ele viu uma lacuna no mercado local e decidiu agir.
Com uma visão clara e determinação inabalável, Edson lançou o Vale Driver, não apenas como mais um aplicativo de transporte, mas como uma solução personalizada que atende às necessidades específicas da comunidade local.
Estratégia inovadora: conquistando o mercado empresarial
A genialidade de Edson não reside apenas na criação do Vale Driver, mas também na forma como ele expandiu sua base de clientes. Ele viu uma oportunidade após consolidar o transporte de passageiros/pessoas e viu nas empresas, uma nova oportunidade de aumentar ainda mais o faturamento dos motoristas e do app.
Em uma jogada astuta, ele identificou o potencial inexplorado de atender às empresas da região, um setor crucial, levando-se em conta a importância de Santa Rita do Sapucaí como polo de produtos eletrônicos.
Nesse sentido, Edson adotou uma abordagem direta e pessoal, batendo literalmente de porta em porta para apresentar sua solução de transporte.
“No começo corríamos atrás das empresas. Preparávamos material de apresentação sobre o Vale Driver oferecendo o serviço. Também tivemos toda uma estratégia de divulgação em rádios da cidade e até mesmo com carro de som. Hoje, podemos dizer que somos procurados pelas empresas”, destaca Edson.
Sua perseverança passou a render frutos a partir de julho de 2022, quando o Vale Driver conquistou sua primeira empresa como cliente.
Desde então, o aplicativo não parou mais de crescer, contando, atualmente, com 12 empresas em seu portfólio.
Além de possibilitar o aumento no número de corridas do app Vale Driver, essa expansão também contribuiu significativamente para solidificar o Vale Driver como um parceiro de transporte confiável para o setor corporativo da região.
Conhecimento de mercado e capacidade de inovação
O sucesso do Vale Driver, sob a liderança de Edson Gonçalves Rodrigues, é uma prova do poder da inovação local e do conhecimento de mercado.
Ao enfatizar as necessidades específicas das empresas da região, o empreendedor não apenas criou uma alternativa viável às grandes plataformas de transporte, mas também forjou um caminho sustentável para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.
Mais do que um aplicativo de mobilidade urbana e transporte corporativo, o Vale Driver é um exemplo de como a determinação, combinada com uma estratégia bem planejada, pode levar a resultados extraordinários.
Serviços específicos oferecidos pelo Vale Driver:
Entre alguns serviços específicos oferecidos pelo Vale Driver, até mesmo como estratégia de marketing, Edson destaca:
- Convencional (carro-chefe);
- Carro exclusivo para mulheres (condutoras dirigindo exclusivamente para mulheres);
- Carro modelo sedan para cadeirantes;
- Carro para estudantes (tarifa menor apresentando a carteirinha).
App para transporte corporativo: cuidados especiais
Passar a atender empresas, e não somente pessoas físicas, foi um grande desafio para a Vale Driver, de acordo com Edson. “Mas penso que estamos obtendo sucesso. Atendemos, por exemplo, uma empresa que tem 208 funcionários e cadastrou todos eles no app. Eu chego a pisar no freio [no sentido de aceitar novos cadastros], porque há muitas empresas por aqui, e elas demandam um cuidado especial. Elas são mais exigentes, mas, ao mesmo tempo, também agregam o fator fidelidade”, ressalta.
Diferentemente do que ocorre com as pessoas físicas, que chamam as corridas através do app, as empresas o fazem através do painel web (DashMob), também desenvolvido pela MobApps. Dessa forma, elas podem escolher os condutores e os tipos de automóveis que realizarão as viagens.
“O sistema possibilita que o motorista receba na hora, na carteira dele. E o Vale Driver recebe da empresa cliente em 30 dias. É um casamento perfeito, pois fica bom para todas as partes envolvidas.
Desse modo, o motorista não precisa ficar adicionando saldo na carteira”, explica o fundador do Vale Driver.
O CEO da MobApps, Mateus Carvalho, chama a atenção para a importância de os empreendedores abrirem um CNPJ para atuar com o transporte corporativo por aplicativo. “Até pela necessidade de emitir nota fiscal para as empresas que se tornam clientes. Se o Edson fosse pessoa física, isso não seria possível”, exemplifica.
5 estratégias do Vale Driver para se diferenciar dos concorrentes:
1) Conhecimento profundo do mercado local;
2) Identificação das necessidades dos clientes;
3) Oferecer mais (e melhores) benefícios do que a concorrência;
4) Monitoramento constante dos resultados (motoristas e passageiros);
5) Capacidade de inovação.
Também quer empreender com um app de mobilidade urbana e transporte corporativo? Conheça a MobApps!
O aplicativo do Vale Driver foi desenvolvido pela MobApps, empresa com quase uma década no mercado de aplicativos de mobilidade urbana, transporte corporativo e entregas.
Você também pode fazer como o Edson, empreendendo neste segmento na sua cidade e região. Entre em contato agora mesmo: WhatsApp (71) 9 9931-3120.
Leia também: Muito além do aplicativo, preocupações que a Mob tem com o seu negócio
Conclusão
À medida que o Vale Driver continua a crescer e a atender mais empresas, ele não apenas reforça sua posição no mercado local, mas também serve como inspiração para outros empreendedores que sonham em fazer a diferença em suas comunidades.
A jornada de Edson e do Vale Driver é uma lembrança poderosa de que, com a abordagem certa, é possível competir com gigantes e sair vitorioso.
Assista, na íntegra, a entrevista que o Edson concedeu ao MobCast relatando a experiência do Vale Driver: https://www.youtube.com/watch?v=o1igiY2_g1c&t=16s